quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Bahiagás realiza intervenções na região da Volta do Rio, em Jequié

 Bahiagás realiza intervenções na região da Volta do Rio, em Jequié

ACompanhia de Gás da Bahia (Bahiagás) está realizando intervenções no km 14 da rodovia BA-558, na região da comunidade Volta do Rio, na zona rural de Jequié, como parte da implantação dos dutos de distribuição do Trecho 1 do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural do Nordeste e o segundo maior do país. As obras estão sendo executadas pela empresa Ebric Engenharia, nas imediações do Bar e Espaço de Eventos Boteco 3 Irmãos, próximo ao campo de futebol local. A previsão de conclusão já é de 30 dias.

Para minimizar os impactos no tráfego e na rotina da comunidade, a Bahiagás adotou uma série de medidas de segurança e organização. Placas de sinalização foram instaladas em todo o trecho e nos acessos à rodovia, alertando motoristas e pedestres sobre as condições da via. Além disso, as atividades estão sendo realizadas apenas no período diurno, garantindo a segurança dos usuários da via.

O transporte de passageiros conta com a parceria da empresa Cidade Sol, que prestará apoio exclusivo aos usuários de ônibus intermunicipais que circulam na região. Veículos da construtora também permanecerão no local, para suporte operacional. Assistentes sociais acompanharão as atividades, oferecendo apoio à comunidade durante todo o período de intervenção.

Responsabilidade - Como parte do compromisso de transparência, a Bahiagás realizou reuniões com os moradores da região, apresentando o cronograma de obras, os impactos previstos e as ações planejadas para reduzi-los.

Com essa iniciativa, a Bahiagás reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da Bahia, executando suas obras de forma responsável, segura e com atenção às comunidades vizinhas aos seus empreendimentos. Texto: Bruno Carvalho /Foto Ilustrativa (Marcos Cangussu)

ATLETAS DO PROJETO JUDÔ AÇÃO PARTICIPAM DOS JOGOS DA JUVENTUDE 2025 EM BRASÍLIA

 

O Projeto Judô Ação continua firme apoiando atletas dos mais diversos cantos da cidade de Jequié. No fim deste mês de setembro/2025 os atletas Thayla Gomes, aluna do Colégio Estadual Faraildes dos Santos, e Rhavi Santiago, da Escola Municipal Alíria Argôlo, participaram dos Jogos da Juventude, realizadps em Brasília/DF.

Na competição individual ambos chegaram as oitavas de final. Já na disputa por equipes, os representantes da Bahia ficaram na 5ª colocação.

O sansei Arlon Ferreira, um dos treinadores da delegação baiana, afirmou que a participação dos atletas é resultado de um trabalho contínuo de incentivo ao esporte e à formação cidadã promovido pelo Projeto Judô Ação, atividadesque contam com o apoio de diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento da juventude.

Arlon Ferreira agradece aos parceiros: Governo do Estado da Bahia – Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – NTE 22; Prefeitura Municipal de Jequié – Secretaria Municipal de Educação de Jequié; INBahia e Programa FazAtleta. (Jequié Repórter)

Edital de eleição nomeação e posse diretoria executiva e membros do conselho deliberativo e fiscal da Associação Desportiva Jequié - ADJ.

 




quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Maria Lertícia da Silva Meira

 


Arte feita com pedras pelo artesão Charles Meira.

 


BENÉ SENA: DO BOSSA 6 AO TRIO ARQUIDÁ

                       José Américo Castro

Aos 78 anos o músico Benedito Freire Sena que nos meios artísticos é mais conhecido como Bené Sena, continua na ativa e cada vez mais refinado.

Sua performance no Trio Arquidá sempre motiva aplausos da plateia, admiração dos mais jovens e boas recordações ao saudosistas, sobretudo aqueles que nas décadas de 1960/70 curtiam o conjunto Bossa 6, uma das mais emblemáticas bandas de baile do interior baiano.

Naquele tempo imperava a Jovem Guarda e o repertório do grupo ia nessa pegada, incutindo nas rebeldias do rock in rool.

Agora a onda em que Bené surfa é outra, é mais leve, embora mais antiga. Suas baquetas fornecem a base rítmica dos clássicos do Chorinho, Maxixe e outros gêneros que antecederam a Bossa Nova, a qual também marca presença no repertório do experiente baterista e seus companheiros.

Bené nasceu em Nazaré das Farinhas, no Recôncavo, lugar riquíssimo em cultura musical.

Encantava-se com as retretas e disputas entre as duas filarmônicas da cidade, com os batuques dos terreiros de candomblé que mesmo à distância chegavam aos seus ouvidos e se fundiam aos cantos dos corais da Igreja Católica.

Essa profusão lhe substanciou, forjou a condição de ritmista, e revelou o grande baterista que é.

Chegou em Jequié quando ainda não tinha dois anos de idade. Veio num trem de ferro ouvindo o thuco-thuco da locomotiva Maria Fumaça.

Seu pai era o Chefe da Estação de Jequié. Pelos mesmos trilhos Bené voltou muitas vezes á Nazaré ao longo de sua infância e adolescência.

BOSSA 6

A Jovem Guarda mesclava música, comportamento e moda. Nesse embalo a turma do Bossa 6 fazia sucesso. Cabelos longos e outros estilos da época, a turma do Bossa 6 era a bola da vez em Jequié e região.

As baquetas de Bené batiam firmes na batera, repicavam, destacavam naqueles embalos e concorridos bailes. Jaime Luna (teclados), Nilton Muniz (baixo), Judimar Boneco (guitarra solo) e Marinho Alves (guitarra base) eram os outros membros da banda em sua formação original.

O sucesso era tanto que chegou ao ponto de num clube social em uma cidade do sul da Bahia a banda dividir a animação de um baile junino com nada menos que o grande Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

O Bossa 6 também se apresentou no palco do Teatro Castro Alves, em Salvador, na finalíssima de um Festival de MPB, interpretando canções de Jaime Luna.

A forte concorrência lhe rendeu sonora vaia por parte do público que apoiava os representantes da capital. O vencedor do festival foi Moraes Moreira.

Passados os tempos áureos do Bossa 6, da Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e outros movimentos, Bené Sena continua o baterista de sempre. Nunca deixa o instrumento, mesmo em momentos de novos desafios.

Adiante lhe dão missão administrativa. Foi Diretor de Cultura do Município em 2007/2008 e Secretário de Cultura no biênio 2009/2010.

Apresenta boas propostas, pretende resgates e evoluções, mas se depara com incompreensões e até intolerâncias religiosas.

XANGÔ MENINO

Comprou briga ao denominar de Xangô Menino a festa de São João em Jequié, no ano de 2010, ocasião em que Gilberto Gil, autor da musica homônima em parceria com Caetano Veloso, fez um show na Praça da Bandeira e foi homenageado pelo município.

A polêmica ferveu antes, durante e depois, mas Bené não cedeu. Manteve firme a sua convicção cultural.

Aderiu ao radialismo cultural e junto com Jaime Luna apresentou por mais de uma década , em emissora comunitária de Jequié, o programa “Armarinho de Miudezas”.

O nome era em homenagem a uma obra literária do jequiéense , no entanto o conteúdo sonoro presenteava o ouvinte com o melhor da musica clássica, em suas diversas vertentes.

Aquelas manhãs de domingo pela 104.9 ganharam contação didática, fizeram a cabeça de quem buscava o melhor.

Ainda nos trilhos da musicalidade, Bené forma o Trio Arquidá com ele na bateria, seu filho Murilo Sena no piano e Luiz Carlos Silva no contrabaixo. Aí é outra historia, é refino, oferta de perolas, suave presente aos nossos ouvidos.

 

Em evento de apresentação do programa Corra pro Abraço, do Governo, Zé Cocá diz; ”vamos dar as mãos”

Desde que selaram a paz no primeiro semestre deste ano, o prefeito de Jequié e o governador da Bahia demonstram que não estão mais fora do tom, pelo menos do ponto de vista administrativo. Ao discursar em evento de apresentação do Programa Corra pro Abraço, do Governo do Estado, ação voltada para a promoção do cuidado e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade Zé Cocá (PP), ao lado do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) destacou o programa da gestão estadual, falou em união para o fortalecimento de políticas públicas de atenção a famílias em situação de vulnerabilidade e prometeu e classificou o projeto apresentado por Jerônimo Rodrigues (PT) como magnífico.

”Quem tem o dever de fazer a política acontecer é o poder público, não adianta as vezes a iniciativa privada, as entidades, se o estado, se a união e o município não estiverem de mãos dadas. Então, vamos nos dar as mãos. Projeto magnífico e agora é importante que a gente nos dê as mãos para que isso aconteça. Muito obrigado, estamos juntos”, disse Cocá, aplaudido pelo público, em sua maioria integrantes do Governo que lotava as galerias do prédio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

*Por Marcos Frahm/BMF/Foto: Matheus Landim/Secom

"PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL"

                                              Por Carlos Eden Meira

Não. Não é um título de filme. Trata-se de uma perseguição que sofri no antigo IERP, por um professor de matemática do qual prefiro "esquecer" o nome. Dizia-se na época, que esse professor era frustrado por ter sido reprovado em seu teste num curso superior para lecionar matemática. O caso se deu, devido a uma denúncia contra mim, por uma funcionária do colégio que tinha uma certa antipatia por mim e por um colega, Luiz Edmundo, que gostava, assim como eu, de fazer caricaturas. Inclusive, de uma que Luiz fez da tal funcionária.

Luiz teve um bate boca com essa funcionária, e a chamou de "maracujá de gaveta", devido a cara muito enrugada da mulher. Houve então, um acontecimento que resultou na tal perseguição sobre a qual me referi. Um outro colega nosso de nome Elmano, sujeitinho insuportável desses que usam de brincadeiras de mau gosto só pra se divertir, como urinar nos colegas na saída do colégio em plena rua, espremer sumo de casca de tangerina nos olhos de alguém, e outras porcarias ainda mais nojentas.

Uma colega nossa, Dalva - (acho que esse era o nome da garota)-  tímida, calada e que não tinha atributos físicos que despertassem a atenção dos outros colegas, encontrou dentro de seu caderno, um desenho imoral pessimamente desenhado e acompanhado de um bilhete com frases também imorais. Imediatamente, ela associou esse desenho com os que eu e Luiz fazíamos e mostrou à funcionária "maracujá de gaveta". Isso ocorreu justamente durante uma aula do tal professor de matemática que exigiu perante o diretor Milton Rabelo a minha expulsão do colégio. Não sei porquê, Luiz ficou fora dessa ameaça, apesar de ter sido ele quem discutiu com a funcionária.

O diretor, que era muito amigo de meu pai, escreveu um bilhete explicando a situação, pedindo que ele comparecesse na secretaria do colégio para melhor esclarecimento do problema. Quando cheguei em casa com esse bilhete, meu pai ficou furioso! No dia seguinte, foi comigo ao colégio e lá, exigiu a presença de um grafologista para que examinasse o maldito bilhete e pediu providências legais contra o professor de matemática.

Aquilo foi um exagero do meu pai, pois, onde é que ele ia achar por aqui um grafologista? E também, o diretor era amigo do professor de matemática. Não queria se indispor com ele. Veio então a intervenção salvadora. O professor Atonin Brioude, que lecionava Francês, Português e outras matérias interferiu a meu favor. Artista plástico, desenhista, francês de nacionalidade, naquela reunião disse: "Carlos Eden não fez o desenho, nem escreveu esse bilhete. Ele é meu aluno, conheço os desenhos dele que são bons, e a letra dele é completamente diferente da letra desse bilhete aí. Ele seria incapaz de escrever uma imoralidade dessa".

No entanto, eu tive parcela de culpa, nessa acusação. O professor de matemática levou meu caderno de rascunho para a secretaria para a comparação de letras e desenhos. Eu havia feito no caderno, uma charge com uma caricatura dele, que era uma dessas pessoas que não admitem serem caricaturadas. Isto bastou para ele me acusar. Mas, a intervenção do professor Antonin foi definitiva para acabar com dúvidas. Eu e meu pai agradecemos ao diretor e ao professor Antonin, e  retornei à sala de aula livre de suspeitas. Luis Edmundo ficou também, livre de suspeitas, mas em seu caderno não tinha nenhuma charge com a caricatura do professor.

 Mas, a vida é uma caixinha de surpresas! (frase manjada pacas essa aí, é não)?

Aconteceu então, que alguns anos mais tarde, um primo meu de Poções me contou que conheceu um rapaz de nome Elmano, o qual ao saber que ele era dos Magalhães, perguntou:

-Cara, você tem parente em Jequié?

-Tenho sim - respondeu meu primo.

-Tem um tal de Carlos Eden?

-Sim . Carlos Eden é meu primo.

-Rapaz, eu botei esse teu primo numa encrenca doida com um professor, no colégio onde fomos colegas de sala, lá em Jequié.

Então, o sacana do Elmano contou toda essa incrível história aqui narrada. Até hoje não sei que rumo levou o cara, nem quero saber.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Rádio Bahianja de Jequié foi fundada em 1954.

 

Com 30 mil em premiação, Prefeitura de Jequié abre inscrições para Meia Maratona, Corrida e Caminhada Jequié 128 anos

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, comemora os 128 anos de emancipação política do município com a Meia Maratona, Corrida e Caminhada Jequié, um grande evento esportivo que promete reunir centenas de participantes, incluindo competidores locais, visitantes de outras cidades e até de outros estados. As inscrições são limitadas e já estão abertas, podendo ser feitas através do link disponível ao final desta matéria. Para atletas e desportistas que desejam participar da Meia Maratona, Corrida e Caminhada Jequié, a competição será realizada no dia 19 de outubro, com concentração e largada na praça da Igreja Catedral de Santo Antônio, no Centro. Conforme o regulamento, os inscritos serão divididos em faixas etárias e categorias meia maratona, corrida e caminhada, com percursos específicos de 21 quilômetros, 10 quilômetros, 5 quilômetros e 2 quilômetros, passando pelas principais vias centrais e retornando ao ponto de partida. Os mapas dos circuitos serão divulgados previamente nas redes sociais da Prefeitura de Jequié. Os atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares do geral e das categorias de 21 quilômetros e 10 quilômetros e os atletas da categoria geral 5 quilômetros serão premiados em dinheiro e receberão troféus com suas respectivas colocações, totalizando R$ 30 mil reais em premiação. Aos participantes, será oferecida uma estrutura completa, incluindo stands de hidratação e equipes de apoio distribuídas ao longo do trajeto. A Secretaria de Esporte e Lazer orienta que os atletas e desportistas fiquem atentos ao regulamento, bem como aos prazos de inscrição e às demais orientações referentes ao evento. (PMJequié)

Jequié: 93 FM e Assaí celebram 36 anos de liderança no Rádio e na Internet



Jequié: 93 FM e Assaí celebram 36 anos de liderança no Rádio e na Internet

ARádio 93 FM de Jequié celebrou seus 36 anos de existência com um grande evento que reuniu centenas de pessoas na manhã deste domingo (21), onde é celebrado o dia do Radialista. Em parceria com o Assai Atacadista, a rádio organizou um desfile de ciclistas e carros usados pelas principais ruas da cidade.

A Rádio 93 FM é líder absoluta na região do sudoeste da Bahia e uma das maiores ouvidas do estado. Com uma programação popular que atende aos gostos dos seus ouvintes, a rádio oferece músicas de vários ritmos, jornalismo dinâmico e participativo.

Fundada em 1998,  e que tem como diretor presidente  o empresário e político Euclides Fernandes, a Rádio 93 FM conta com grandes nomes do rádio e tem uma penetração cada vez maior no estado.

Ao longo dos anos, a Rádio 93 FM tem se destacado por sua programação popular e diversificada. Com uma equipe experiente e talentosa, a rádio oferece uma cobertura jornalística dinâmica e participativa, abordando os principais temas e eventos da região.

Além disso, a Rádio 93 FM tem se adaptado às novas tecnologias e tendências, expandindo sua presença na internet e alcançando um público cada vez mais amplo. Hoje, a rádio é uma das maiores ouvidas da Bahia, com uma audiência fiel e engajada.

“A parceria com o Assai Atacadista, uma das maiores redes do Brasil, reforça a importância da Rádio 93 FM na região e sua capacidade de promover eventos que atraem grandes públicos” é o que destacam Sílvio Junior e Marcelo articuladores do evento.  Com 36 anos de história, a Rádio 93 FM continua a ser uma referência na comunicação da Bahia. (Marcos Cangussu)

LABORATÓRIO FARÁ ANÁLISES DA ÁGUA BRUTA DA ‘LAGOA DO DERBA’

Um Laboratório foi contratado, pela Prefeitura de Jequié, para realização de análises da água bruta da ‘Lagoa do DERBA’, localizada no Jequiezinho, cabendo a ele emitir laudos técnicos conclusivos, com o objetivo de identificar possível presença de contaminação por matéria orgânica através do escoamento superficial (runott), ou outras substâncias poluentes do Cemitério São Lazaro. 

A proposta visa subsidiar ações de fiscalização e controle ambiental por parte da administração pública.

As obras encontram-se em andamento com previsão de entrega no em dezembro/2025. (Souza Andrade)

INTERMUNICIPAL 2025: Seleção de Ipiaú vence seleção de Canaã

Parece que os jogadores da seleção de Ipiaú estão assimilando as orientações do técnico Paulo Sales. Na partida de ida entre essa seleção com a seleção de Canaã, no domingo (21.09.) no estádio Pedro Caetano pelo Intermunicipal, venceram por 4 a 0. Quem esteve assistindo ao jogo pode achar que a seleção de Canaã não é tão forte como as seleções que Ipiaú teve que enfrentar na primeirea fase do Intermunicipal, mas não deixou de ser um adversário que poderia “engrossar o caldo”.

No blog Giro Ipiaú as informações do que foi o jogo entre a seleção de Ipiaú 4 x 0 Seleção de Canaã:

Foto: Reprodução/Rádio Livre

 O placar foi aberto com o atacante Jr Bahia, de cabeça, em cruzamento de Akson. O técnico Paulo Sales escalou o time ipiauense no 4-2-4 com a bola que variava para o 4-4-2 sem a bola, com Fábio Bahia pela esquerda e Maicon pela direita se alinhando com Valdemir e Drais, formando a segunda linha de quatro, à frente da defesa e atrás de Akson e Jr bahia, os atacantes.

Após o gol, Ipiaú relaxou, Nova Canaã começou a chegar com relativo perigo, mas sem êxito. Aliás, Nova Canaã se mostrou uma seleção muito fraca tecnicamente, muito desorganizada taticamente, com fragilidades defensivas e pouquíssimo poder ofensivo. O restante do primeiro tempo foi morno.

Na etapa final, Ipiaú foi extremamente eficaz nos primeiros 16 minutos, quando marcou mais três gols com Valdemir, Akson e Fábio Bahia, consolidando a vitória por 4 a 0. Algumas observações importantes na equipe foi a entrada de Valdemir, que fez boa partida e a participação de Jr Bahia como um falso 9. Com a ausência de um meia armador, Junior por tecnicamente ser um jogador diferente, deu esse toque de qualidade saindo de entre os zagueiros e se posicionando para criar. Foi uma função tática escolhida pelo técnico Sales que nessa partida funcionou bem.

Para o jogo da volta, Maicon e Bicudo vão cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Ipiaú na volta poderá perder por até 3 gols de diferença que, ainda assim, garante a classificação para a próxima fase. (GIRO/Romário Henderson). (Ari Moura)

domingo, 21 de setembro de 2025

Campeonato Baiano Feminino 2025: ADJ 1 x 1 Litoral Norte.

 

#EMPATAMOS! Jogando em casa, a ADJ empatou na quarta rodada do Campeonato Baiano Feminino 2025: ADJ 1 x 1 Litoral Norte.

O gol da ADJ foi marcado por Adrielly.
A próxima partida da ADJ é contra o Esporte Clube CFFB, no dia 28 de setembro, às 15h, no Estádio Diovando Cunha, em Conceição do Coité/BA.

Ceará 1 x 1 Bahia em dia de Bahêa na Praça Ruy Barbosa em Jequié

Torcedores assistiram Ceará 1 x 1 Bahia no telão de led na Praça Ruy Barbosa, em Jequié

 

O clássico nordestino entre Ceará e Bahia terminou empatado em 1 a 1, na noite deste sábado (20), no Castelão, pela 24ª Rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom, principalmente para o Bahia que caiu para a 6ª colocação, após o triunfo do Botafogo 1 x 0 diante do Atlético-MG, com o alvinegro carioca chegando ao G4. Pelo lado cearense, que jogou em casa, o resultado foi ainda pior, ao se manter na 11ª colocação. Lourenço marcou após cobrança de pênalti e Willian José empatou para o tricolor baiano.

Projeto A Bahia é Bahêa

Na Praça Ruy Barbosa em Jequié, o torcedor do Bahia teve a oportunidade de conviver em ambiente típico das arquibancadas, assistindo a partida no telão de led, da caravana A Bahia é o Bahia, que vem percorrendo cidades do interior baiano.

O projeto que já esteve em várias cidades  tem o objetivo de estreitar a relação entre o Esquadrão e seus torcedores em diversas regiões do estado, oferecendo um dia cheio de animação e interação. (Jequié Repórter)

 

 

NOVOS EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS AQUECEM O MERCADO IMOBILIÁRIO DE JEQUIÉ

Construção em andamento na Rua Padre Altino FreireProjeto 

A cidade de Jequié, que atravessa uma fase de forte crescimento no setor da construção civil, impulsionada por novos empreendimentos, reflexo do dinamismo econômico do município, está cheia de novidades.

No momento, vários empreendimentos residenciais encontram-se em andamento. Entre os projetos, destaque para o ‘Altino Residenza’, edifício de alto padrão que começou a ser construído na Rua Altino Freire, conhecida como “Rua do Abruzzi”, no Centro da cidade.

Assinado pela Agile Incorporação e Empreendimentos Imobiliários, o novo empreendimento, localizado em uma área privilegiada do Centro, promete infraestrutura moderna e sofisticação.

Esse edifício, em particular, terá 13 pavimentos e 47 apartamentos, com unidades de 2 e 3 suítes, todas com varanda e garagem privativa. A previsão de entrega é para dezembro de 2027.

Club Moradas Park

Outro importante investimento, que amplia as opções residenciais para diferentes perfis de moradores, será no terreno no antigo Colégio Dinâmico. Trata-se do Club Moradas Park, da Souza Gomes Construções e ISA Construtora. Este terá 3 torres de 10 andares. São novidades que consolidarão o município de Jequié como um dos principais polos de desenvolvimento do interior da Bahia.

Afora esses, ainda têm dois outros também cercados de expectativas: o Uni Residencial da VCA e o Vale do Sol, estes no bairro Jequiezinho e, a exemplo dos demais, em excelentes localizações. (Souza Andrade)

O PRESIDENTE FALOU BONITO

                                                    Por Carlos Eden Meira

Havia por aqui, um certo cidadão, professor de ciências no IERP, que era tido como um intelectual grande orador, pela sua capacidade de fazer discursos cheios de citações de Sócrates, Platão, Cícero, Júlio César e outros. Era sempre convidado para comícios em épocas de eleições para empolgar o público com seus discursos recheados de muito palavreado com suas citações de filósofos gregos ou romanos.

Pois bem, tive a oportunidade de assistir a um desses comícios no qual, o candidato a prefeito era correligionário político do professor que ali estava para fazer o seu discurso descrevendo as qualidades do candidato, o que levou o público a aplaudir efusivamente aquela brilhante oratória. Um senhor que estava perto de mim, com seu visual que demonstrava ser uma pessoa humilde, com seu chapeuzinho de palha era quem mais aplaudia o discurso do professor. Curioso, perguntei: "O senhor gostou do discurso"? Ele todo empolgado respondeu: "Gostei muito!! Não entendi nada, mas esse homem fala bonito demais, né não"?

E não era somente aquele senhor que aplaudia calorosamente o discurso, que não entendia bulhufas daquele latinório. A maioria aplaudia porque "achava bonito" como dizia o velhinho do chapéu de palha. Quando ouvimos na TV, as explicações sobre a aplicação de leis do Judiciário, muitas pessoas não entendem o significado de palavras como sub judice, data vênia, etc, mas acham bonito aquele linguajar.

Recentemente, o Presidente Lula fez um discurso na sua linguagem simples, compreendida por todos, intelectuais ou não, mas que empolgou a todos os brasileiros de bom senso. Lula repudiou as atitudes fascistoides do presidente Donald Trump em querer se intrometer nos assuntos do nosso país, inclusive na nossa constituição. Isso, além das taxações absurdas, impostas ao Brasil. Assim podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que O PRESIDENTE FALOU BONITO!!

Trecho 2 da FIOL entre Caetité e Barreiras pode ter 100% das obras concluídas em 2026


Foto: Reprodução ilustrativa

 

Todas as obras abandonadas da Fiol 2 (Ferrovia Oeste-Leste), na Bahia, entre Caetité e Barreiras, estarão contratadas até o ano que vem. Com isso, o trecho inteiro de cerca de 485 quilômetros poderá estar concluído pelo poder público para a concessão.

É o que está prometendo Infra S.A., antiga Valec,  após ter lançado este mês o edital para a finalização do que era chamado de Lote 5F, com 37 quilômetros, que conectam a Fiol 2 à Fiol 1 – o trecho que vai de Caetité até o porto em Ilhéus (BA).

Além do edital, a estatal se prepara para contratação de último trecho que ainda não tem contrato nessa ferrovia, o que está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.

“Temos dois lotes contratados em obras. Com as contratações desses dois lotes até o ano que vem, vamos ter 100% da ferrovia contratada”, afirmou o diretor da Infra S.A., André Ludolfo,  durante o evento para apresentar a licitação do lote de Caetité, cujo leilão está previsto para 6 de novembro.

A Fiol 2 é parte do  corredor Fico-Fiol.  A Infra S.A será fundamental para que essa licitação de uma concessão ferroviária, considerada uma das prioritárias do governo, tenha sucesso. Além de construir a Fiol 2, ela ainda é a responsável por entregar o licenciamento ambiental e as desapropriações da Fico 1, que está sendo construída pela mineradora Vale com recursos da empresa, num modelo de investimento cruzado. Com informações da Agência Infra.

Fonte: Bahia Econômica (Jequié Repórter(

Solenidade de posse da Diretoria do Sinjorba 2025/2028.

Sinjorba Forte, Jornalismo Forte.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia-Sinjorba, realizou na noite de sexta-feira (19.09.) a solenidade de posse da Diretoria 2025/2028. Evento que aconteceu no Espaço Convivência da FIEB em Salvador. Várias autoridades se fizeram presentes a exemplo da deputada federal Lidice da Mata e outros, a presidente da Associação Baiana de Imprensa-ABI, jornalista Suely Temporal, que fez uma saudação especial a presidente empossda do Sinjorba jornalista Fernanda Gama. Destaque a gestão do presidente Moacy Neves, encerrada neste ano (2019/2025) que deu uma nova dinamica no Sinjorba a exemplo do aumento do quadro de associados, a luta pela regularização do diploma, com várias idas a Brasilia. As negociações salariais junto as empresas de comunicação da capital, a reforma geral da sede da entidade no centro de Salvador no Ed. Braulio Xavier, com instalação de uma biblioteca moderna já contando com doações de livros de jornalistas da Bahia. Moacy Neves teve o reconhecimento da categoria pela sua luta constante, agora ele vai fazer parte da Direoria da Fenaj-Federação Nacional dos Jornalistas, como 1º vice presidente, mas não deixa de fazer parte da Diretoria do Sinjorba:

Diretoria Executiva — Presidenta: Fernanda Regina Venâncio Gama; Vice-presidenta: Gabriela Maciel de Paula Garcia; Secretário-Geral: Murilo Bereta Duarte; Secretário de Relações Institucionais e Jurídicas: Ney Ribeiro Sá; Secretário de Administração e Finanças: Moacy Carlos Almeida Neves; 2º Secretário de Administração e Finanças: Victor Hegouet; Secretário do Interior: Arisson Marinho de Oliveira.

Moacy Neves disse: “Entregamos um Sinjorba reorganizado e em crescimento. O desafio agora é expandir a sindicalização, avançar no piso e no respeito aos nossos direitos e seguir na defesa intransigente do jornalismo. A nova diretoria tem unidade e projeto para isso.” Em seguida aconteceu a solenidade de posse da presidente do Sinjorba, jornalista Fernanda Gama, que agradeceu os 100% dos votos recebidos e falou: “Assumimos honrando a tradição de lideranças femininas do Sindicato e com os pés no chão: queremos consolidar o que foi reconstruído desde 2019 e crescer. Nosso foco é fortalecer a base, ampliar direitos e defender condições dignas de trabalho para quem faz jornalismo na Bahia”, logo após o termino com a posse de todos os Diretores (Foto), foi servido um coquetel aos presentes.

Cobertura fotografica da Agência AM de Noticias Ltda:

sábado, 20 de setembro de 2025

Jequié: Secretários Adolpho Loyola (Serin) e Angelo Almeida (SDE) se reuniram com prefeito, empresários e comerciantes da cidade


O Governo da Bahia, através da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), participou de reunião com o setor produtivo de Jequié, organizada pela Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIJ), na tarde desta sexta-feira (19). O encontro foi uma devolutiva do primeiro encontro com o setor, realizado em abril pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante reunião, o secretário da Serin, Adolpho Loyola, destacou o atendimento da criação do Comando Regional do Médio Rio de Contas e detalhou o andamento dos estudos para a construção do aeroporto regional. “Em abril o governador esteve aqui e atendeu o pedido da criação do Comando Regional do Médio Rio de Contas, que antes era subordinado a Vitória da Conquista. Sabemos que vocês querem um novo aeroporto, mas como não dá pra fazer um da noite para o dia, vamos melhorar o aeroporto da cidade. Já temos licitação para o balizamento noturno e nos proximo 60 dias vamos encaminhar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia, solicitando a criação de voos regionais. Jequié será um dos municipios contemplados”, garantiu.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), avaliou positivamente o encontro entre representantes do Governo do Estado e empresários. “As pautas apresentadas são de extrema importância e podem mudar, de fato, a economia da nossa cidade. Nossa cidade está em um momento positivo e pode melhorar ainda mais. As demandas trazidas hoje podem incentivar, motivar e fortalecer nosso comércio”, disse o prefeito.

”O contato direto com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, é a prova de que o Governo se interessa pelas necessidades do nosso município. Este é um momento essencial para desenvolver o comércio de nossa cidade e gerar emprego e renda”, avaliou o presidente da ACIJ, Hugo Britto.

Também marcaram presença no encontro, o vice-prefeito da cidade, Flavinho Santana; o prefeito de Manoel Vitorino, Vinicius Costa; o deputado estadual Hassan Iossef; o deputado estadual Euclides Fernandes; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié, Renan da Guarda; representantes do comércio e da indústria da região, além de vereadores do município. (Marcos Frahm)

Foto: Daniela Pereira 

Imunização Cognitiva.

                                                         J. B. Pessoa.

Esse termo apareceu nas redes sociais, causando um certo ceticismo, aos que presumem que sejam invencionices modernas. As pessoas que se comunicam com amigos através do WhatsApp, já estão cientes do significado dessa expressão.

Imunização Cognitiva é uma doença gravíssima, segundo os estudos científicos desenvolvidos pela Neurociência. A palavra "cognitivo" vem do Latim medieval "cognitivus", que significa conhecer. Logo a expressão "imunização cognitiva" significa: imunização do conhecimento.

Vivemos em uma sociedade doente. Os especialistas em psicologia das massas sabem que, as nossas mentes evoluíram muito mais para proteger os nossos credos, do que para avaliar o que é mentira ou o que é verdade. Justamente, por isso, vemos a todo o momento, pessoas com elevado grau de instrução, honestas que não estão tirando nenhum proveito na situação, defendendo com vigor o indefensável. Sendo assim, os especialistas em comunicação constroem narrativas fantásticas, as quais desviam às pessoas das verdades objetivas, induzindo-as aos interesses escusos dos patrocinadores da mentira qualificada.

A Imunização Cognitiva é um bloqueio intelectual. A pessoa atingida é inteligente e culta, porém, por orgulho, não quer admitir que estava errada. Dentro desse contexto, o imunizado cognitivo está vacinado e não adianta o esforço das pessoas esclarecidas, para reverter suas convicções com argumentos plausíveis, aceitos pela veracidade da coerência dos fatos.

Esse "torpor cognitivo" não se restringe apenas no campo político. Atua, também, nas áreas sociais, econômicas e filosóficas. Há pessoas que defendem com vigor políticas econômicas paradoxais, como também às falsidades históricas reveladas pelos revisionistas. Nos dias atuais, muitos filósofos ateístas proclamam suas convicções, doutrinando pessoas de escolaridade rudimentar, futuras vítimas de uma enfermidade denominada de Imunização Cognitiva.