O Vitória ganhou o primeiro clássico Ba-Vi da temporada de 2024. Em jogo movimentado e com apenas com a sua torcida nas arquibancadas do Barradão, o Leão bateu o Bahia por 3 a 2, de virada, na tarde deste domingo (18), pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Osvaldo abriu o placar para os donos da casa, enquanto Thaciano e Everton Ribeiro viraram para o Tricolor, todos no primeiro tempo. Mas na etapa final, o camisa 11 voltou a marcar e Alerrandro decretou a vitória do Rubro-Negro.
Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias
Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a terceira colocação na tabela ao somar 13 pontos, mesma pontuação do Tricolor, que segue na vice-liderança, por causa do saldo de gols. Com 14, a Juazeirense ocupa o primeiro lugar, enquanto o Barcelona de Ilhéus, também com 13, fecha o G-4 na quarta posição.
Agora, a dupla Ba-Vi muda a chave do Campeonato Baiano. Na próxima quarta-feira (21), o Vitória recebe o Náutico, a partir das 19h, novamente no Barradão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O Leão ocupa a quinta posição da tabela do Grupo A com quatro pontos, um a menos do G-4, que é fechado pelo Ceará. No mesmo dia, mas às 20h, o Bahia estreia na Copa do Brasil, no jogo único contra o Moto Club-MA, no Nhozinho Santos, pela primeira fase. O Tricolor precisa de um empate para se classificar. Pelo estadual, os dois gigantes jogam no domingo (25), pela oitava jornada. O Esquadrão de Aço pega a Juazeirense, às 16, no Adautão. Enquanto o Rubro-Negro encara o Atlético de Alagoinhas, às 18h30, também na sua casa.
O JOGO
O Ba-Vi no Barradão começou co0m o Bahia dominando mais a bola e trocando passes, enquanto o Vitória estava bem postado na marcação sem dar espaços para o adversário. A primeira iniciativa foi do Tricolor, Thaciano foi lançado pela esquerda, invadiu a área, mas foi desarmado por Zeca. O Leão tentou responder com lançamento de Zeca para Matheusinho, mas a arbitragem apontou impedimento.
O Tricolor teve boa chance de empatar com Luciano Juba. Falta na entrada da área e o camisa 46 bateu direto, Muriel desviou com a ponta dos dedos e a bola esbarrou no travessão antes de sair.
O Vitória teve grande chance de voltar a liderar o placar aos 25 minutos. Lançamento primoroso para Osvaldo, disparou ganhando da marcação na velocidade e bateu para o gol, mas Adriel fez grande defesa mandando para escanteio. A resposta do Bahia veio dois minutos depois. Cauly dominou na meia-lua, ajeitou, mas finalizou por cima da meta defendida por Muriel. Pressão do Tricolor aos 33 minutos, Thaciano ficou com a sobra, mas foi travado na hora de bater para o gol.
Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias
O Leão tentou responder aos 43. Iury Castilho invadiu a área, brigou, mas acabou perdendo a bola. Pressão rubro-negra, Matheusinho foi lançado pela esquerda. Iury Castilho dominou, mas chutou na marcação. Na jogada, Pombo Lopez marcou falta do atacante do Leão que tocou com o braço no defensor rival. O Bahia chegou bem no ataque aos 46, mas Cauly acabou perdendo o domínio e Osvaldo afastou o perigo.
Segundo tempo
Em desvantagem no placar, o Vitória voltou dos vestiários modificado. Mateus Gonçalves entrou no lugar de Iury Castilho. Já o Bahia manteve a mesma formação que começou o jogo.
A primeira iniciativa foi do Leão. Mateus Gonçalves fez a jogada pela esquerda e cruzou para área, mas ninguém aproveitou e foi saindo pelo outro lado do campo. Osvaldo ainda se esforçou acabou não conseguindo e a bola saiu pela lateral. Aos três minutos, novamente o camisa 23 do Rubro-Negro partiu em velocidade e fez o cruzamento, mas foi bloqueado por Kanu. Pressão dos donos da casa, no minuto seguinte, a bola sobrou com Matheusinho, após cobrança de escanteio, que chutou da entrada da área, mas Gilberto interceptou.
Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias
Aos cinco minutos, o Tricolor partiu para o ataque, mas a bola acabou sobrando para Muriel. No contra-ataque do Leão aos seis, Matheusinho finalizou por cima da meta de Adriel. Aos oito, Osvaldo perdeu uma grande chance. Jogada de Mateus Gonçalvez pela esquerda, ele encontrou o atacante livre, que finalizou de primeira e mandou para fora.
Aos 17 minutos, Wagner Leonardo salvou o Vitória na finalização de Everaldo. O atacante recebeu na grande área, mas o zagueiro se jogou e impediu que a bola fosse no gol de Muriel.
Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias
O Tricolor ficou com um jogador a menos aos 26 minutos. Rezende recebeu o segundo cartão amarelo por uma falta dura em Zeca e foi expulso pelo árbitro Diego Pombo Lopez.
E o Vitória tentou buscar o gol da virada em dois lances. Primeiro com Mateus Gonçalves que finalizou dentro da área, mas mandou para fora. Depois com Osvaldo obrigando Adriel a fazer a defesa e mandar para fora. Pressão rubro-negra e Wagner Leonardo quase aproveitou a cobrança de escanteio.
Aos 42 minutos, o Tricolor perdeu mais um homem em campo. O volante Jean Lucas pisou em Rodrigo Andrade numa disputa de bola e recebeu o cartão vermelho direto deixando a equipe com nove jogadores.
Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias
O Bahia ainda tentou o empate aos 45 minutos com Yago Felipe em cobrança de escanteio. O meia bateu direto e Muriel desviou para fora com a ponta dos dedos.
FICHA TÉCNICA
Vitória 3x2 Bahia
Campeonato Baiano - 7ª rodada
Local: Barradão
Data: 18/02/2024 (domingo)
Horário: 16h
Transmissão: TVE, na TV aberta e no YouTube, TV Brasil, na TV aberta, e os canais oficiais de Bahia e Vitória, no YouTube
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Luanderson Lima dos Santos
Cartões amarelos: Osvaldo, Camutanga, Dudu, Léo Condé, Wagner Leonardo, Rodrigo Andrade (Vitória) / David Duarte, Rezende (Bahia)
Cartões vermelhos: Rezende, Jean Lucas (Bahia)
Gols: Osvaldo, duas vezes, Alerrandro (Vitória) / Thaciano, Everton Ribeiro (Bahia)
Vitória: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira (Rodrigo Andrade), Dudu (Zé Hugo) e Matheusinho (Caio Vinícius); Osvaldo, Iury Castilho (Mateus Gonçalves) e Alerrandro (Danniel Júnior). Técnico: Léo Condé.
Bahia: Adriel; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Ademir) (Gabriel Xavier), Jean Lucas, Thaciano (Rezende), Cauly (Cicinho) e Everton Ribeiro (Yago Felipe); Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário