sábado, 23 de julho de 2022

COM 39 ÓBITOS CONFIRMADOS EM 2022 JEQUIÉ REACENDE SINAL DE ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A COVID

De janeiro até este mês de julho de 2022, foram confirmados 39 óbitos por Covid na cidade de Jequié. A prevalência foi entre os meses de janeiro a março e agora mais recentemente em julho, com vários registros. De acordo com informações da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, a maior parte dos óbitos ocorreu em idosos, vacinados com mais de duas doses e portadores de comorbidades. No momento, são 141 casos ativos e nenhum paciente de Jequié internado na UTI.

A Secretaria de Saúde avalia que, apesar das duas ondas de novos casos em 2022, o resultado das estratégias de vacinação, associadas às ações de controle e enfrentamento da pandemia, geraram resultados exitosos e, por isso, orienta para que sejam mantidos os hábitos preventivos, com destaque ao uso de máscara em ambientes fechados, lavagem das mãos com água e sabão e uso de álcool em gel para dificultar a transmissão de microrganismos e a vacinação completa como prevenção.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a onda mais recente de casos pode ter sido ocasionada por fatores determinantes como o relaxamento das medidas de distanciamento social, a ocorrência de aglomerações devido às férias escolares e festejos juninos, bem como a existência de uma população suscetível, já que não foi obtida mesma cobertura vacinal em todas as doses ofertadas, com destaque para a vacinação em primeira dose, que atingiu 93,50% do público.

A segunda dose imunizou 85,47% da população dentro do perfil e 52,54% do público para a dose de reforço. Além do mais, novas subvariantes da Ômicron foram identificadas no Brasil e podem estar ocorrendo em nossa região, apesar de ainda não termos sido informados a respeito da identificação de casos no município. (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário