segunda-feira, 7 de março de 2022

UESB participa de parceria que acolhe mulheres para rastreamento do câncer de mama

 

Nesta semana, a Uesb participou da parceria do Governo do Estado com a Secretaria de Saúde de Jequié,  com objetivo de rastrear o câncer de mama, em mulheres de 40 a 69 anos de idade. A primeira fase da ação foi realizada no Outubro Rosa, em 2021, e nesta etapa, a Universidade acolheu, nos dias 3 e 4, cerca de 400 mulheres para continuar o rastreamento, além de realizar exames mais profundos, orientação e encaminhamentos das pacientes em casos de alterações nos diagnósticos.

Para a ação, a Uesb cedeu a Clínica Escola de Fisioterapia, onde foram realizadas consultas com um médico mastologista e exames de ultrassonografias. De acordo com a diretora da Clínica, professora Jamine Araújo, docentes do Estágio Supervisionado 1 e 2, além de estudantes do nono semestre de Fisioterapia, promoveram orientações na sala de espera, nas especialidades de Neuro-Ortopedia, Pediatria, Cardiologia e desenvolvimento de vida saudável.

O vice-reitor da Uesb, professor Marcos Henrique Fernandes, explicou que, nesta segunda fase da ação da Sesab, de acolhimento, conta com a parceria da Universidade para uma investigação mais aprofundada do que já foi diagnosticado. “É uma atividade importantíssima para saúde da população de mulheres de Jequié e de várias cidades circunvizinhas. São mais de 200 pacientes por dia. É uma oportunidade também para os alunos do Estágio desenvolverem atividades de Educação e Saúde com esse público”, disse o vice-reitor que leciona a disciplina Estágio Supervisionado 2.

A professora do Departamento de Saúde 1, Lorena Lôbo, que conduziu a sala de espera com as pacientes, salienta que foi um momento delicado, porque elas já passaram por uma primeira fase, com um diagnóstico. “Por isso, estamos aqui para acolhê-las, esclarecer dúvidas, orientá-las para o bem-estar geral, e não é só quando está com uma patologia instalada, mas se cuidar, prevenir”, enfatiza a professora da área de Obstetrícia e Pediatria. (Jequié Notícias)

Fonte: UESB Jequié

Nenhum comentário:

Postar um comentário