sexta-feira, 18 de março de 2022

FBF define fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022; campeão ganhará carro zero km.


A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu, nesta sexta-feira (18), a fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022. Os 12 clubes que participarão da competição se reuniram na sede da entidade e, por 10 votos a 2, concordaram com a fórmula proposta pela entidade, a mesma utilizada na Série A do Baianão. A previsão de início do torneio é 22 de maio, com encerramento em 31 de julho. 

 

Botafogo, Canaã, Feirense, Flamengo, Fluminense, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro irão compor o mesmo grupo na primeira fase. Eles se enfrentarão em jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal os quatro primeiros colocados.

 

Na segunda fase, os quatro clubes serão divididos em dois grupos, de números 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º). Eles se enfrentarão em jogos de ida e volta, dentro de cada clube. Os melhores colocados de cada grupo conquistam as duas vagas na Série A e avançam para adisputar o título em uma final também com jogos de ida e volta.

 

Apenas Jequié e Feirense votaram em uma fórmula com dois grupos regionalizados na primeira fase.

 

Na primeira fase, seis clubes farão seis jogos como mandante. Botafogo e Grapiúna, que conquistaram o direito por terem disputado a edição de 2021 da competição, e o Fluminense de Feira, rebaixado da Série A de 2021. Os outros três foram definidos por sorteio. São eles Galícia, Jacobinense e Flamengo.

 

Além do acesso de dois clubes, a Série B terá como novidade o rebaixamento de duas equipes, as últimas colocadas da fase de classificação. O rebaixamento foi instituído para que haja paridade de participantes entre as Séries A e B. 

 

O presidente da FBF, Ricardo Lima, anunciou que a partir de 2023 será realizada a Série C do Baianão.

 

No encontro, o dirigente também anunciou benefícios para os clubes que estarão em campo neste ano. A FBF concederá gratuidade na inscrição de até 30 atletas por equipe. Além disso, abrirá mão dos 5% de taxas às quais tem direito.

 

O campeão levará um carro zero km, que será um Fiat Touro ou Fiat Cronus, ofertado pela CBF. (Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário