segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Euclides Fernandes, o cidadão que ama Jequié.

                                                                                        Charles Meira

Euclides Fernandes

“Meu Amigo”.

Nos bons tempos do Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP), a realidade era outra. Existia a convivência inocente, os festivais, as quadrilhas de são-joão e até aula de como fazer peças de cerâmica. Foi nesta época inesquecível, que Charles Meira conheceu um recém chegado professor chamado Euclides Fernandes, que lecionava a disciplina de ciências. Na sala de aula, seu irmão Tomaz Meira era o melhor, porém em compensação Charles era destaque na música. Nos intervalos das aulas, o professor Euclides Fernandes, com seu jeitão diferente, batia com a mão na sua carteira e mandava Charles sentar e cantar, mesmo sem microfone. Assim se repetiu no colégio CETEJE, onde Euclides era diretor.

Mesmo não sendo mais professor, nossos laços de amizade foram preservados. Sempre acompanhando a sua carreira musical, o professor ainda tentou levá-lo para cantar nos programas do Chacrinha e de Silvio Santos no sul do país, porém seus familiares não concordaram com a ideia.

Tempos depois, já cantando músicas evangélicas, quando da gravação dos seus LP’s, Euclides esteve sempre presente na divulgação através da rádio FM 93. No lançamento do seu livro “Cantar, Cantar, Cantar”, mandou o repórter Osvaldo Batista, fazer a cobertura com chamadas ao vivo do local do evento. O jornal Jequié de sua propriedade tem sido um parceiro tanto na sua carreira musical, como de escritor. Recentemente a rádio FM 93 transmitiu na íntegra, o lançamento do seu CD “Quem Manda é Jesus”, mais um presente do professor Euclides Fernandes.

Atualmente Charles Meira resolveu também ser artesão, e como nas outras atividades, teve o apoio do seu amigo no programa “A Semana em Revista”, apresentado pelo também Jornalista na rádio 93 FM. Em muitas outras ocasiões, estes laços efetivos foram comprovados.

Hoje como não poderia ser diferente, o cantor missionário está agora ao lado do seu amigo, apoiando o seu novo projeto de vida. Com certeza, sua competência e experiência serão muito importantes para Jequié e toda região.

Começo esta matéria com este texto intitulado “Meu Amigo”, que escrevi já faz um bom tempo, entretanto bastante atual e em consonância com a pessoa convidada.

]Praça de Eventos de Riacho de Santana - RN, onde acontecem os principais eventos culturais do município.

O nosso entrevistado é o Deputado Estadual Euclides Nunes Fernandes, parlamentar que nasceu em 17 de outubro 1947, na cidade de Riacho de Santana – RN. Filho de José Euclides Fernandes e Maria Fernandes Cavalcante que tiveram dez filhos: Djalma Nunes Fernandes, Francisco Assis Fernandes, Expedito Nunes Fernandes, José Nunes Cavalcante, Maria do Socorro Fernandes, Francisco Nunes Fernandes, Antônio de Pádua da Silva, Maria José Fernandes, Euclides Nunes Fernandes, José Euclides Fernandes. É casado com Zaira Ivna Sampaio Andrade desde 21 de novembro de 1982 e tem três filhos: Ramon Fernandes, Euclides Junior e Ian Andrade Fernandes e três netos: Zaira, Euclides Neto, Ramon Filho.

Euclides Fernandes, no colo de sua mãe 
Maria Fernandes Cavalcante.

Euclides Fernandes e sua esposa Zaira Ivna Sampaio Andrade. 

Euclides começou os estudos com 5 anos de idade na cidade Riacho de Santana - RN em 1953, estudando com uma professora do município. Neste período da infância, o menino se divertia jogando bola e posteriormente praticando natação, seu esporte predileto, que foi campeão na década de 80, competindo por um clube social de João Pessoa, onde estudava. Dos 13 aos 18 anos de idade Euclides gostava também de música, namorar e de festas. Neste mesmo tempo saiu da Paraíba e veio para Jequié fazer a terceira série ginasial. Aprovado foi para Salvador cursar o quarto ano. A seguir mudou-se para a cidade de Natal, onde lecionou o primeiro ano do segundo grau e no ano seguinte na capital de João Pessoa o segundo ano. Em seguida retornou para Jequié e concluiu o segundo grau na Escola Técnica de Comércio no curso de Técnico em Contabilidade. Pedagogia foi a sua próxima formatura, que o levou a ser professor, realizando um concurso público. Na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), final da década de 80 concluiu o curso de Direito e após Jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Fez várias pós graduações como Direito do Trabalho, Previdência Social e três na érea de educação. Euclides além disso, tem carteira de radialista e como jornalista tinha uma coluna no jornal de Jequié e atualmente no jornalismo da rádio 93 FM da mesma cidade.

 Formatura do curso de Técnico em Contabilidade. 

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Jequié na administração do Prefeito Daniel Andrade, representou um Laboratório farmacêutico, gerenciou uma fábrica de Cuscuz em Salvador, foi funcionário da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ensinou e dirigiu o IERP (Instituto de Educação Regis Pacheco) e proprietário da livraria Consenso, no calçadão em Jequié e duas em Salvador. No ano de 1975, quando proprietário e diretor do CETEJE (Centro de Educação Técnica de Jequié) inseriu o ensino de primeiro e segundo grau com quase de 2000 alunos matriculados. A seguir na FIEF (Faculdades Integradas Euclides Fernandes), que foi diretor implantou a educação superior com os cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração de Empresa. Presentemente, nosso entrevistado está aposentado.

Em 1973 iniciou sua carreira política, quando foi convidado por Waldomiro Borges e Lomanto Junior, para ser candidato a vereador de Jequié. Euclides Fernandes aceitou o convite e foi eleito com a segunda melhor votação e durante oito legislatura foi vereador do município. Em 2006 elegeu-se Deputado Estadual, estando atualmente no quarto mandato. Fernandes, foi filiado nos seguintes partidos políticos: PSD, PL, PSL e atualmente no PDT.

Euclides Fernandes

A pretensão futura do deputado estadual é ser reeleito em 2022 e quanto a ser prefeito de Jequié, somente se surgir uma oportunidade, aí quem sabe?

Revelou também que é torcedor do Flamengo, Vitória, São Paulo, Grêmio e da Associação Desportiva Jequié, equipe que eleva o nome da nossa cidade. Gosta de música sertaneja, estilo lhe empolga mais.  Aprecia o voleibol, natação com muita satisfação, pois praticou dos 15 aos 18 anos de idade. Seu lazer preferido é nadar no mar e fazer sua caminhada todos os dias durante 50 minutos, atividade fundamental para melhorar a sua saúde. Para ficar mais atualizado prefere ler revistas, jornais e seu livro preferido é “O Pequeno Príncipe”. Adora cinema, quando pode sempre vai assistir um filme de ação e o melhor que assistiu foi “A Procura da Felicidade” e sua religião é a católica.

O cantor e escritor Charles Meira e o  Deputado Estadual Euclides Fernandes.

No fim da entrevista, o deputado disse que ama Jequié sua terra querida, que está aqui a 45 anos, contribuindo para a sua sociedade, quer no sentido privado, quando teve atuação importante no ensino fundamental e superior, como também na vida pública, quer como vereador, quer como deputado estadual, fazendo entregas importantes para o desenvolvimento social e econômico do município, para melhorar a qualidade de vida do seu povo.

Euclides deixou também claro o seu desejo de ser enterrado aqui na cidade sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário