sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Barragem de Pedras fecha 2025 com menos de 30% do volume útil.

 

Nível da Barragem de Pedras está bem abaixo do normal. (Foto Reprodução).

O que parece ser uma precaução está mais para o MEDO de novas enchentes na bacia do Rio das Contas. Após o que aconteceu nos anos de 2021/2022 quando a defluência (vazão) no Reservatório de Pedras no municipio de Jequié provocou enchentes nos municipios que ficam abaixo da barragem a exemplo de Jequié. A então responsavel pela Barragem de Pedras Eletrobras/CHESF foi acusada de erros de calculos quando promoveu uma defluência grande (acima de 2.900m³/s) o que provocou um grande prejuizo no comercio da cidade na parte baixa que ficou completamente debaixo d’água.

Agência AM de Noticias Ltda começou a monitorar toda operação da Barragem de Pedras, mês a mês para saber como está sendo feito o controle da afluência, defluência e volume útil. O que foi registrado nos 12 meses do ano de 2025 foi a diminuição do Volume Útil na barragem que chegou ao final do ano com menos de 30% (29.46%). Ajudado pelo longo periodo de estiagem onde afluência tem sido muito pouca, como foi registrado no mês de dezembro onde a maior afluência foi de 66.0 m³/s no dia 9 de dezembro.

O periodo umido que teve inicio em outubro/2025 e vai até o final de março/2026 ainda pode ter boas chuvas que deve melhorar o VolumeÚtil na Barragem de Pedras que já traz sérias preocupações para a população dos povoados e distritos que ficam no seu entorno, como para os pequenos produtores que encontram dificuldades no trabalho de irrigação. Como diz o ditado popular: Morrer de sede na beira do rio. Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário