sábado, 20 de dezembro de 2025

OS PICARETAS

                                               Por Carlos Eden Meira

O Presidente Lula disse, há alguns anos, quando disputava a Presidência da República que no Congresso Nacional, havia "mais de trezentos picaretas", assunto largamente comentado pela Imprensa, na época. Ora, assim sendo,parece que essa picaretagem é o principal requisito aceito por parte do eleitorado para escolher seus representantes políticos já que demonstram simpatia pelos seus apaniguados saudosistas da ditadura militar, saindo em praças públicas para defender o indefensável com cartazes e faixas pedindo anistia para Bolsonaro e seus seguidores fascistas.

É a picaretagem em marcha! E o mau exemplo se estende e se ramifica pelas redes sociais, fazendo com que pessoas desavisadas acreditem na inocência dos picaretas que pretendem retomar o poder a qualquer preço. Essa picaretagem atinge principalmente os jovens, que têm pouco, ou nenhum, conhecimento da nossa história recente.

O ambiente político parece ser o habitat natural do picareta, onde ele deita e rola. Dinâmico, conhecedor das artimanhas da politicagem mesquinha, sabe onde "dormem as cobras", sendo assim, peça fundamental para fazer tráficos de influência ou lobby entre políticos e empresários da mesma laia, agilizando negócios obscuros, nos quais, pessoas de boa fé acabam diretamente envolvidas por confiar na lábia do picareta.

Quantas vezes somos surpreendidos ao ver denúncias na Imprensa, envolvendo nomes de pessoas tidas como dignas e honestas? Podemos ter a plena certeza de que por trás disso existe o dedo sujo de um picareta. Diante disso, o cidadão que tenta batalhar dentro de valores éticos, infelizmente, tende a se sentir frustrado, marginalizado, julgando-se incapaz de vencer essa luta desigualmente competitiva, para sobreviver com um mínimo de dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário