Uma criança de 10 anos, estudante de uma escola municipal, com quadro de meningite bacteriana, foi transferida para tratamento em Salvador, onde está em acompanhamento médico. O caso foi informado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, neste sábado (30agosto25).
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, não há indícios de surto da doença em Jequié ou na região, e reforça que a situação está sob controle, não havendo motivos para alarme.
Informa também que o círculo de contato próximo, composto por colegas e demais pessoas com quem a criança teve contato prolongado, já está passando por profilaxia, conforme nota técnica do Ministério da Saúde, e seguirá em monitoramento.
A meningite bacteriana tipo B, causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo B, é uma infecção grave das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
A transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A vacina para meningite bacteriana tipo B não está disponível na rede SUS e a prevenção inclui medidas simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, manter os ambientes limpos, arejados e bem ventilados e evitar contato próximo com pessoas doentes.
Em caso de aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos ou sensibilidade à luz, orienta-se procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. (Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário