quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Escritora e Pesquisadora jequieense Maribel Barreto toma posse na Academia de Letras e Artes do Salvador (ALAS)

Crédito: Instagram

 

A escritora e pesquisadora Maribel Oliveira Barreto, natural de Jequié passou a fazer parte da Academia de Letras e Artes do Salvador (ALAS), ocupando a cadeira de nº 24, tendo como patrono, o médico, professor e parlamentar Francisco Peixoto Magalhães Neto. A cerimônia solene, foi presidida por Sergio Faria, com Rozendo Neto, secretário  aconteceu na última segunda-feira (11), no Salão Nobre do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). O evento, que reforça o compromisso da instituição, com a preservação e o fomento à cultura baiana, contou com a presença de intelectuais, artistas e personalidades do cenário literário local.

Fundada em 1999 pelo advogado e escritor Benjamin Batista — reconhecido por seu papel no Movimento Acadêmico dos Municípios Baianos e pela criação de mais de 100 instituições similares no Brasil e no exterior —, a ALAS consolida-se como um dos pilares da difusão cultural em Salvador. A cerimônia marcou a entrada de nomes ilustres, cada um homenageando um patrono de relevância histórica:

  • Antônio Tadeu Bahia Menezes (patrono Jair Ribeiro de Brito)
  • Celso Cunha Neto (patrono Estácio de Lima)
  • José Carlos Barbosa Modesto (patrono Adonias Filho)
  • Maribel Barreto (patrono Magalhães Neto)
  • Sérgio Schlang (patrono Carlos Coqueijo da Costa)
  • Walter Pinheiro de Queiroz (patrono Orlando Gomes)
Em seu discurso,  após ser empossada Maribel Barreto afirmou que sua  missão na Casa, é – atuar com sabedoria, força e beleza como princípios essenciais para alinhar interesses individuais ao bem comum; promover o aperfeiçoamento da consciência humana, através da literatura, da cultura e da educação; contribuir para uma Salvador mais justa, harmônica e consciente. O padrinho da nova acadêmica, Benjamin Batista, destacou a relevância da carreira de Maribel e seu compromisso com a cultura e a consciência humana.

Maribel Barreto, ao lado dos pais Marilusa e Robinson Roberto

Maribel, agradeceu a família, ao padrinho e demais membros da Academia e, afirmou que a honraria simboliza um compromisso de atuação, declarando,  ““Transcender o comum, o trivial e o superficial, desbravando o vasto campo energético universal da Consciência, será a minha missão nesta Casa.”
Reconhecida pela atuação em prol da Consciência Humana como pilar transformador da educação, Maribel já representou o Brasil no Fórum Social da ONU, em Genebra, em 2023, e percorreu 13 países entre 2007 e 2025, promovendo palestras e projetos voltados ao despertar da consciência individual e coletiva.
Com sua trajetória marcada por ações culturais e educacionais, a jequieense ressaltou que sua atuação na ALAS será guiada pelos princípios da sabedoria, força e beleza, voltados à promoção da leitura, da literatura e da educação como instrumentos para ampliar o grau de consciência individual e social.
Ao final, Maribel deixou uma mensagem de compromisso coletivo: “Que esta posse seja o ponto de partida para novas ações, capazes de transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa, harmônica e consciente. Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário