Tramita na Câmara Municipal de Jequié um Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Zé Cocá que busca solucionar um dos principais desafios enfrentados pela cidade: a melhoria do transporte público local, situação que tem impactado diretamente a mobilidade e é alvo de constantes queixas da comunidade.
O Projeto de Lei nº 20/2024 visa autorizar o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito especial de até R$ 25 milhões junto à Caixa Econômica Federal, com o apoio da União, para financiar a aquisição de 20 ônibus zero-quilômetro para o transporte coletivo urbano.
Este projeto faz parte do programa REFROTA, que busca renovar a frota de ônibus, ampliando a eficiência do serviço e atendendo à urgente necessidade de mobilidade da cidade.
O projeto apresenta condições de financiamento acessíveis, com juros de 6% ao ano, prazo de pagamento de até 20 anos e uma carência de até 48 meses, o que facilita o planejamento financeiro municipal.
O prefeito Zé Cocá acredita que esses investimentos terão um impacto positivo na substancial melhoria da qualidade dos serviços de transporte público oferecidos aos jequieenses, tornando-o mais eficiente e seguro.
Ao longo dos anos, Jequié tem enfrentado dificuldades para superar a crise que afeta duramente o setor de transporte urbano, realidade presente em diversas cidades brasileiras, agravada pela pandemia, quando muitas localidades, incluído a Cidade Sol, ficou sem transporte coletivo.
Atualmente, o desafio de oferecer um transporte de qualidade vem sendo encarado pela Coobma – cooperativa de transporte – que mesmo nos momentos mais difíceis não deixou a cidade sem ônibus. Em breve, o setor dará uma guinada importante. (Souza andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário