Jequié terá representação no Masterchef 60+, programa de culinária da BAND com estreia marcada para quarta-feira (15nov23), às 22h45min. Trata-se de Cida Cabral, uma das selecionadas para participar da atração que surge em um formato inédito. Nesta temporada os competidores têm entre 60 e 80 anos.
A chef Cida Cabral não esconde sua alegria em representar a Cidade Sol e a Bahia em um dos principais programas da TV Brasileira. “Me sinto uma representante de todo povo nordestino”, comenta. E acrescenta: “Sempre cozinhei, mas agora estou ressignificando meu momento para uma Cida ainda mais leve e feliz, realizando meus sonhos mesmo estando na melhor idade”.
Maria Aparecida Cabral, é assistente social, doutora em saúde pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com serviços prestados durante décadas a saúde pública de Jequié, tanto no âmbito municipal quanto estadual. Carismática, atenciosa, competente em tudo que faz, Cida Cabral é integrante de uma família tradicional de Jequié. (Souza Andrade)
CIENTISTA RESIDENTE NA ALEMANHA QUE TRABALHA NO DESENVOLVIMENTO DE TRATAMENTOS PARA CÂNCER DE PRÓSTATA ESTÁ EM JEQUIÉ
O cientista José Carlos Santos, que vem trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de substâncias para o tratamento do câncer de próstata, na Alemanha, onde reside há mais de 15 anos, está em Jequié. Ele participa de atividades na AATAE e na Uesb, onde se formou em Química.
José Carlos Santos, que é natural de Jaguaquara, concedeu entrevista ao repórter Dell Santos (Jequié FM 89,7) durante a qual, levada ao ar no Jornal da Manhã com Souza Andrade, nesta quinta-feira (9nov23), o mesmo falou do objetivo da pesquisa dele que é tratar a doença sem gerar tantos efeitos colaterais ao paciente.
Foi no mestrado na Alemanha que Carlos começou a trabalhar na área de oncologia, como cientista. De alguns anos pra cá, a pesquisa dele é desenvolvida no Centro Alemão de Pesquisa do Câncer, um dos institutos mais importantes da Europa.
Licenciado em química pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), o cientista tem dois mestrados – em Química Medicinal, pela Universidade de Regensburg, na Alemanha, e em Química Radiofamacêutica e Terapêutica, pela Universidade Clássica de Lisboa, Portugal, José Carlos também é doutor pela Universidade de Heidelberg, também na Alemanha.
O pesquisador se diz apaixonado pelo mundo científico e pelas possibilidades de novas descobertas na área de saúde, com a chance de proporcionar melhorias na vida de muitas pessoas. (Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário