quinta-feira, 9 de novembro de 2023

CIDA CABRAL REPRESENTARÁ JEQUIÉ E A BAHIA NO MASTERCHEF DA BAND

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Quemé Quem Cabral Cidla MULHER FORTE CRIADA POR MULHERES FORTES COZINHEIRA ESPOSA DE FORNO E CASADA COM FOGÃO MÃE DE MARTA MURILO E BRUNO VOVÃ DE IGOR, MAITÊ, GABRIELE HELENA TRABALHADORA ASS SISTENTE SOCIAL DOUTORA EM SAÚDE PÚBLICA UFBA"

Jequié terá representação no Masterchef 60+, programa de culinária da BAND com estreia marcada para quarta-feira (15nov23), às 22h45min. Trata-se de Cida Cabral, uma das selecionadas para participar da atração que surge em um formato inédito. Nesta temporada os competidores têm entre 60 e 80 anos.

A chef Cida Cabral não esconde sua alegria em representar a Cidade Sol e a Bahia em um dos principais programas da TV Brasileira. “Me sinto uma representante de todo povo nordestino”, comenta. E acrescenta: “Sempre cozinhei, mas agora estou ressignificando meu momento para uma Cida ainda mais leve e feliz, realizando meus sonhos mesmo estando na melhor idade”.

Maria Aparecida Cabral, é assistente social, doutora em saúde pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com serviços prestados durante décadas a saúde pública de Jequié, tanto no âmbito municipal quanto estadual. Carismática, atenciosa, competente em tudo que faz, Cida Cabral é integrante de uma família tradicional de Jequié. (Souza Andrade)

CIENTISTA RESIDENTE NA ALEMANHA QUE TRABALHA NO DESENVOLVIMENTO DE TRATAMENTOS PARA CÂNCER DE PRÓSTATA ESTÁ EM JEQUIÉ

Na Alemanha, cientista baiano trabalha no desenvolvimento de ...

O cientista José Carlos Santos, que vem trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de substâncias para o tratamento do câncer de próstata, na Alemanha, onde reside há mais de 15 anos, está em Jequié. Ele participa de atividades na AATAE e na Uesb, onde se formou em Química.

José Carlos Santos, que é natural de Jaguaquara, concedeu entrevista ao repórter Dell Santos (Jequié FM 89,7) durante a qual, levada ao ar no Jornal da Manhã com Souza Andrade, nesta quinta-feira (9nov23), o mesmo falou do objetivo da pesquisa dele que é tratar a doença sem gerar tantos efeitos colaterais ao paciente.

Foi no mestrado na Alemanha que Carlos começou a trabalhar na área de oncologia, como cientista. De alguns anos pra cá, a pesquisa dele é desenvolvida no Centro Alemão de Pesquisa do Câncer, um dos institutos mais importantes da Europa.

Licenciado em química pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), o cientista tem dois mestrados – em Química Medicinal, pela Universidade de Regensburg, na Alemanha, e em Química Radiofamacêutica e Terapêutica, pela Universidade Clássica de Lisboa, Portugal, José Carlos também é doutor pela Universidade de Heidelberg, também na Alemanha.

O pesquisador se diz apaixonado pelo mundo científico e pelas possibilidades de novas descobertas na área de saúde, com a chance de proporcionar melhorias na vida de muitas pessoas. (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário