SENSIBILIDADE DO GOVERNADOR JERÔNIMO E DA SECRETÁRIA ROBERTA SANTANA FOI FUNDAMENTAL PARA TIRAR A UNACON DO PAPEL
A implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Jequié é resultado da luta da comunidade jequieense e regional que uniu forças em prol do fortalecimento da assistência a saúde. Mas também é notório o reconhecimento a sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
A secretária explicou que a população terá acesso às especialidades de mastologia, urologia, ginecologia, cirurgia geral, oncologia clínica, coloproctologia, cuidados paliativos, médico da dor e exames de biópsias, USG, Tomografia, Ressonância magnética, Exames laboratoriais, CPRE, Colonoscopia, Endoscopia e Broncoscopia.
“Aqui na Unacon de Jequié, os pacientes poderão realizar cirurgias oncológicas de Mastologia, Urologia, Aparelho Digestivo e Ginecologia. É uma unidade conta também com atendimento de urgência e emergência oncológica com coloproctologista, urologista, ginecologista, mastologista, oncologista clínica e cirurgião oncológico”, disse.
Segundo ainda a secretária, a Unacon de Jequié deverá realizar 650 cirurgias oncológicas durante o ano.
UNACON É UMA DAS MAIS IMPORTANTES CONQUISTAS DE JEQUIÉ E REGIÃO
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), instalada nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares é uma das mais importantes conquistas de Jequié e Região. As pessoas em tratamento de câncer da cidade e dos municípios vizinhos, em especial, as de baixa renda, são obrigadas a percorrer longas distâncias. A partir de agora, com a Unacon em Jequié, o governo oferece um tratamento menos sofrível, pois o desconforto de ter de viajar para Itabuna ou Salvador para fazer o tratamento faz aumento a dor do que tem câncer.
A unidade começa a funcionar com 12 cadeiras de quimioterapia, duas salas de estabilização, duas de consultórios e duas capelas para a manipulação dos quimioterápicos. A estrutura também atende a cirurgias oncológicas de mastologia, urologia, ginecologia e de aparelho digestivo. A urgência e emergência oncológica vão contar, ainda, com a atuação de médicos especialistas em coloproctologia, urologia, ginecologia e mastologia, além de atendimentos para cuidados paliativos, realização de biópsias, tomografia, ressonância magnética, colonoscopia, endoscopia e broncoscopia. Com o novo serviço, a Bahia passa a contar com 27 unidades especializadas desse tipo.
A secretária da Saúde Roberta Santana destaca a entrega de quatro leitos de saúde mental na clínica médica e dois de retaguarda na emergência no HGPV. “Estamos requalificando a saúde mental dentro dos nossos hospitais de emergência e de urgência, que é onde deve ser tratada. Segundo a titular da Sesab, foram disponibilizados quatro leitos de saúde mental, mas está em estudo a área onde funcionava o antigo hospital psiquiátrico e desenvolvido projeto para poder tratar, de forma integral, dentro da clínica médica, a saúde mental dos assistidos, como manda a nova política antimanicomial.
JEQUIÉ TEM UNACON
UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA FOI INAUGURADA PELO GOVERNADOR
Depois de uma vida inteira de espera, Jequié celebra a implantação de sua Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (6out23), em ato conduzido pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante visita ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), cuja unidade passa por um processo de ampliação e modernização.
O projeto do governo estadual exigiu investimentos de R$ 1,1 milhão. Nesse primeiro momento, a Unacon oferece consultas ambulatoriais e de emergência, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia.
“Quando alguém recebe o diagnóstico de câncer, perde o chão, porque imagina que não tem mais jeito. Mas, a cura pode chegar se descobrir e tratar em tempo. Por isso, vamos trabalhar para que em cada canto da Bahia tenha esse tipo de assistência e as pessoas não precisem se deslocar para fazer o tratamento”, afirmou o governador.
O ato foi bastante prestigiado. A visita contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, que também teve papel decisivo na implantação do órgão na cidade. Também estiveram presentes deputados, prefeitos e vereadores.(Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário