Representando a Bahia na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares/2022, os jequieenses Bárbara Britto, 15 anos, atleta da paranatação, e Riquelme Santos, 16, do paraatletismo, conquistaram medalhas para o estado baiano em todas as provas que participaram nestes dois dias de competição, que ocorre no Centro Paralímpico Brasileiro, em Sao Paulo. Bárbara faturou duas de ouro nas provas 50M e 400 M livre (natação) e Riquelme conquistou prata (arremesso de peso) e bronze na prova de 75M. Além deles, o jovem Daniel Jesus Rios, 14 anos, morador de Dias D’Ávila, garantiu o primeiro lugar na prova arremesso de peso, conquistando sua primeira medalha na etapa nacional das Paralimpíadas. Segunda etapa nacional, primeira vez que medalha.
A jequieense Bárbara Britto, treina há quase dois anos no projeto esportivo do Centro de Reabilitação Nice Aguiar, da Santa Casa de Jequié, tendo como instrutora, a também baiana Verônica Almeida, medalhista olímpica (bronze) nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008. Já o garoto Riquelme primeira participação numa edição da Paralimpíadas Escolares 2022, Riquelme ainda disputa a prova de lançamento de dardo.
Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, as Paralimpíadas Escolares 2022 tem recorde de participantes: são cerca de 1.300 atletas de 25 estados e do Distrito Federal. Apenas o Piauí não enviou delegação. Nesta edição, a delegação baiana está representada por 12 atletas e mais professores, gestores de esporte e familiares dos jovens que necessitam de suporte maior, a depender do grau de deficiência. Além de natação, atletismo, goalball, a Bahia tem representantes disputando provas nas modalidades de tênis de mesa e futebol de cegos.
A viagem aérea de todo o grupo baiano até a capital paulista foi garantida com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, numa parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar. (Jequié Repórter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário