quarta-feira, 29 de junho de 2022

Equipe do Campus Jequié é campeã de torneio de robótica realizado em Salvador

 

O I Desafio de Robótica IFBA-Estácio reuniu 22 equipes de três instituições baianas: IFBA campus Jequié, IFBA campus Lauro de Freitas e o Centro Universitário Estácio da Bahia. Destaque para as cinco equipes que representaram o campus Jequié na competição, que conquistaram as ficaram cinco primeiras colocações do Desafio.

O primeiro lugar, inclusive, foi conquistado pela Equipe Vinix, campeã invicta da competição, que venceu dois de seus duelos por Ypon, quando o adversário é eliminado em menos de 30 segundos.

Equipes representantes do IFBA campus Jequié e os resultados finais

EQUIPE

COLOCAÇÃO

DISCENTES

TURMA

VINIX

1º lugar

Victor Moraes

Nixson Cruz

3º ano Informática

Integrado

VINDA

2º lugar

Danilo Vaz

Vinícius Entreportes

7º semestre

Engenharia Mecânica

MAZE

3º lugar

Samily Sena

Katarine Meira

3º ano Informática

Integrado

GUITHA

4º lugar

Guilherme Honorato

Thalyta Santos

3º ano Informática

Integrado

Uni Ev3

5º lugar

Marx Gabriel

Andrey Novais

3º ano Informática

Integrado

Professor: Andrique Amorim

Para participar do Desafio, os estudantes desenvolvem robôs autônomos usados em duelos de "Sumô de Robôs", nos quais um dos equipamentos é considerado vencedor se conseguir fazer com que o outro saia da arena de luta ou seja danificado. Aqueles que ganham o maior número de duelos obtêm as primeiras colocações do torneio.

No campus Jequié, os estudantes aprendem a construir e a programar robôs que agem de forma autônoma. Para competições de Sumô de Robôs, os equipamentos precisam identificar o espaço de luta para permanecer dentro da arena e compor estratégias de localização e de movimentação do adversário com o objetivo de empurrá-lo para fora.

 

Foram três semanas de treinamento intensivo com os estudantes do campus Jequié para esta competição, quando eles desenvolveram as seguintes habilidades:

§  Aprendizado sobre programação de robôs Lego Mindstorms

§  Montagem e construção de robôs de sumô

§  Uso de sensores de luz para identificar a arena

§  Uso de sensores ultrassônicos para localizar o robô adversário

§  Desenvolvimento de estratégias de ataque e defesa

O Sumô de Robôs é um modelo padrão para o desenvolvimento de robôs autônomos direcionado à iniciação de estudantes na robótica. Nesta competição, assim como no esporte sumô, a intenção não é agredir (destruir) o adversário, mas sim empurrá-lo para fora do dohyo (arena) e se manter na arena durante o maior tempo possível.

O I Desafio de Robótica IFBA-Estácio foi realizado no Piso S2 do Centro Universitário Estácio Bahia, campus Gilberto Gi, bairro do STIEP em Salvador - Ba no dia 09 de junho. (Jequié News)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário