quarta-feira, 4 de maio de 2022

Prefeitura de Jequié segue com obras de reforma do Museu Histórico e Palácio das Artes

  

Com o objetivo de melhorar e preservar a infraestrutura dos equipamentos públicos destinados aos eventos culturais e artísticos do município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, segue com as obras de reforma e recuperação do Museu Histórico João Carlos Borges e do Palácio das Artes Ministro Leônidas Spínola, localizados na Avenida Rio Branco, Centro. O primeiro guarda um acervo histórico de valor inestimável para a cidade, e o segundo, possui, nas características físicas do prédio, a significância histórica da arquitetura que deve ser preservada.

Como parte das intervenções de requalificação do Museu, está sendo executado o trabalho de descupinização em todas as peças de madeira, que compõem o equipamento; recuperação do telhado; serviços de restauração de esquadrias e recomposição das estruturas de madeira; recuperação do sistema hidráulico, do piso, rede elétrica e de iluminação; além do acabamento e pintura. Tudo isso para que o local, onde ficam guarnecidas as peças, fotos, obras de arte, livros, equipamentos e aparelhos que contam a história de Jequié, volte a funcionar de forma plena.

O Palácio das Artes Ministro Leônidas Spínola, adquirido pela administração municipal em 2008, já foi palco de grandes apresentações musicais e artísticas, tendo sido, também, um local muito requisitado para as solenidades de formatura, que ocupavam o imenso salão, com capacidade para mais de 800 assentos. Em 2017 ele foi interditado em função de um relatório técnico emitido pelo 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que apontava a existência de desgastes na estrutura do prédio, tendo ficado fechado ao público deste então. As obras de restauração, que vêm sendo feitas, estão contemplando intervenções nos revestimentos cerâmicos, em todo o reboco; recuperação do sistema elétrico; do piso emborrachado existente no espaço; restauração das cadeiras danificadas; construção de uma rampa de acessibilidade; recuperação estrutural da marquise, na área externa, do assoalho do palco, do forro e, ao final, será executada a pintura do imóvel.

“Estamos ansiosos por devolver estes dois espaços, que são historicamente muito importantes, de volta à população. Assim que as obras do Museu Histórico João Carlos Borges estiverem concluídas, iremos dinamizá-lo com diversas atividades e uma gama de projetos que já temos prontos, além de promover as exposições das muitas peças, fotos e outros objetos raros existentes e que contam a história de Jequié. E pretendemos ativar o Palácio das Artes para que ele volte a ser um palco onde a cultura era celebrada, através dos eventos culturais, artísticos, musicais, tão aguardados pela sociedade e classe artística.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. (Ascom PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário