terça-feira, 29 de março de 2022

Prefeitura de Jequié realiza Março Cultural 2022

 

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu, na Praça dos Poetas, no Alto da Prefeitura, no sábado e domingo, nos dias 26 e 27, a segunda edição do projeto Março Cultural, evento que atraiu pessoas de diversas idades e celebrou o Dia Internacional da Mulher, o Dia Nacional da Poesia, o Dia do Artesão, o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Esteve presente o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; equipe técnica da Secretaria; e público frequentador da Praça.

Contando com apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, que é direcionada pela Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, como também de recursos próprios da Prefeitura de Jequié, o evento, no sábado, teve apresentações circenses do grupo “Nariz aos Avesso”; de dança, com o Ballet Petipá; poética, com a poetisa Adriane Melo; e musical com os artistas Suely Morbeck, Marta Braga, Kinho e Cia, Jeniffer Silva e Banda, além do DJ Roma.

Já no domingo, o Março Cultural teve início com o espetáculo Bafafá, do Circo Muamba, com apoio do Serviço Social do Comércio. Em seguida, ocorreu a apresentação infantil, com o Cosplay Personagens; os cantores, Shau Saturno e Yuri Rodrigues, entoaram canções autorais e do repertório de outros artistas nacionais; e a programação foi encerrada com a apresentação musical do cantor Alex Gatinha. Além das apresentações artísticas, o evento contou, ainda, com exposição de artesanato.

“Segunda edição do Março Cultural, que celebra as datas comemorativas do mês e que tem um formato muito aberto, nos permitindo inserir diversas linguagens artísticas, como foi agora, nestes dois dias. A realização do evento tem um viés demarcatório, pois possibilita levar a arte, a cultura, para espaços públicos, mobilizando as pessoas e, ao mesmo tempo, gera esse movimento de fazer a arte de forma democrática, funcionando como um incentivo para a formação de público, também. Tivemos no Março Cultural o apoio da Lei Aldir Blanc, com os artistas executando seus trabalhos em praça pública, servindo como integração, pois a praça é lugar aonde as pessoas se relacionam, compartilham momentos e suas vivências.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário