quinta-feira, 24 de março de 2022

Ao GIRO, Técnico Paulo Salles comenta a brilhante campanha do Barcelona de Ilhéus no Baianão 2022

Paulo Salles é técnico do Barcelona de Ilhéus

O Baianão 2022 está chegando em sua reta final e já reservou alguns fatos inéditos. O primeiro deles é que, pela primeira vez na história, não teremos na semifinal a presença de Bahia ou Vitória, que fizeram campanhas ruins e foram superados pelo interior, que mostraram interessante evolução tática e técnica neste ano.

Outro fato histórico foi o Barcelona, em seu primeiro ano na elite, conseguir a classificação para as semifinais. Esse bom desempenho da equipe do cacau mostra que, mesmo sendo uma equipe verde do ponto de vista da inexperiência em participações na Série A, é totalmente possível ser uma equipe madura na hora de montar planejamento, contratar comissão técnica e jogadores. E para falar sobre essa campanha histórica do Barça, o repórter Romário Henderson entrevistou o técnico Paulo Salles, que tem papel importante no sucesso da equipe. Confira a entrevista.

GI – Professor, uma equipe que recém sobe de divisão, o comum é no primeiro ano na elite lutar pela permanência. O Barcelona foi além, conseguiu em seu primeiro ano na primeira divisão uma vaga na semifinal. Comente acerca desse feito.

– Normalmente as equipes fazem campanha pra não cair. Ficam do meio pra baixo na tabela. O Barcelona, graças a Deus, conseguiu além da possibilidade de não cair, conseguiu algo inédito que foi a classificação para a semifinal. Mas, não tenha a menor dúvida de que no início da competição o principal objetivo era não ficar entre os últimos.

GI – Um detalhe importante a ser observado é que o Barcelona não pôde jogar em Ilhéus, precisou mandar seus jogos em Feira de Santana. O quanto isso atrapalhou a sua equipe dentro do campeonato?

– Atrapalhou bastante, sem dúvida. Mas felizmente os resultados vieram. A cultura do futebol infelizmente é essa, de resultados. Como os resultados vieram, esse detalhe passou desapercebido. Até o momento viajamos mais de 13.000km, isso ficou escondido, mas se os resultados não viessem, teria vindo à tona, agora isso nos atrapalhou sim.

GI – Existe um contraste entre ataque e defesa. O Barcelona tem o segundo pior ataque e a segunda melhor defesa. Esses números, na sua opinião, indicam que sua equipe é sólida defensivamente, porém pouco agressiva no ataque?
– Os números não mentem, o Barcelona é uma equipe que se defende muito bem, mas a transição ofensiva deixa a desejar. Isso, porém, faz parte do contexto, mas estamos trabalhando para buscar o equilíbrio entre ataque e defesa, e esperamos agora nessa fase semifinal melhorar a transição ofensiva.

GI – Estamos acostumados a ver o Paulo Salles subindo equipes de divisão, você é considerado o rei do acesso. Esse ano, porém, você está na semifinal e brigando pelo título da elite. O que o Paulo Salles fez de diferente esse ano?

– Não houve nada diferente, trabalhamos no Jacobina e em outras equipes na primeira divisão. É lógico que não tínhamos antes conseguido uma posição de destaque no aspecto de classificação, mas já salvamos diversas equipes do rebaixamento da primeira divisão, equipes que estavam prestes a cair, como Juazeirense e Jacobina, entre outras. Já fui vice campeão da Copa Governador e, também, quinto colocado do Baianão. Mas essa é a melhor campanha como treinador da primeira divisão.

GI – A única partida que o Barcelona tomou mais de um gol foi contra a Jacuipense, adversária da semifinal. O que faltou naquela partida que serve de aprendizado para não ser repetido nesses confrontos das semifinais?

– Essa foi uma partida atípica, tomamos três gols em apenas seis minutos, vamos chamar isso que aconteceu de apagão na equipe. É lógico que isso às vezes acontece, e conversamos bastante sobre esse desequilíbrio emocional num período tão curto, e esperamos que não aconteça mais.

GI – Pela primeira vez não teremos nem Bahia ou Vitória na semifinal do Baianão. Você acredita que isso esteja relacionado a uma evolução técnica das equipes do interior?

– Existe duas vertentes: a primeira é a evolução dos clubes do interior no aspecto de logística, estrutura e, também, no aspecto técnico e tático. E a segunda é a involução, digamos assim, do Bahia e do Vitória, em termos de gestão, parte técnica e tática. Essas são as duas vertentes. Não vamos somente dar créditos às equipes do interior que evoluíram ou a regressão da dupla Bahia e Vitória, é a soma dos dois fatores.

GI – Desejo boa sorte ao Barcelona nas semifinais. Apesar de estar jogando longe de Ilhéus, é o nosso representante no sul da Bahia.

– Obrigado e um forte abraço a todos.

A Federação Bahiana de Futebol divulgou as datas das semifinais, confira: dia 26/03, às 16h, Bahia de Feira x Atlético; e dia 27/03, às 16h, Barcelona x Jacuipense. Os jogos da volta acontecerão dia 30/03. Na semifinal não existe vantagem, em caso de empate no agregado, a decisão irá para os pênaltis. (GIRO/Romário Henderson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário