segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Poesia e música na Casa Amarela: acontece nesta sexta o lançamento de Radiografismos e show de Carlos Éden e Zezinho Magalhães

Júlio Lucas – Crédito da foto: Rubem Andrade

 

Neste começo de ano, depois de uma década do lançamento da sua primeira publicação literária na 10ª Bienal do Livro da Bahia, o autor de Novamente Poesia (Ponto e vírgula, 2011), Júlio Lucas, oferta aos leitores e leitoras sua nova obra: Radiografismos e outros poemas de morte e vida (Editora Nócego).

Radiografismos são quarenta e tantos poemas distribuídos por cinco capítulos (Prólogo, Vaticínio, A tragicomédia humana, Radiografismos e Epílogo). As 120 páginas foram concebidas e lapidadas, segundo Lucas, “dentro de um conceito preciso de amadurecimento lírico e formal”. Filosófico, existencial e provocativo, o novo poemário nasce em torno da pandemia expondo o que o autor chama de “diálogo lírico com a vida e a morte dentro e fora da gente”.

A edição conta com prefácio de Iolanda Costa, orelhas de Omar Salomão e quarta capa assinada por Salgado Maranhão. A concepção de capa, projeto gráfico e ilustrações de cada seção são da autoria de Júlio Lucas. O responsável pela montagem de capa, Léo Cezimbra (NexMídia), garantiu os arremates visuais. A foto do autor foi registrada por Rubem Andrade. O editor, Domingos Calixto, fez a preparação e contou com Flaviane Calixto na assistência editorial. A revisão ficou por conta de Dermival Rios e Leila Bartilote.

 

O evento

 

 

O lançamento em Jequié acontece na Casa Amarela nesta sexta-feira (14), e propõe uma celebração à poesia e à música reunindo no sarau lítero-musical amigos e amigas do escritor com a participação especial de poetas, atrizes, atores e músicos.

A partir das 19h, uma descontraída roda de conversa entre o autor, Júlio Lucas, Dom Calixto (Editora NóCego) e demais participantes presentes, sob a mediação de Fabíola Coelho, dará partida para a exibição de vídeopoemas, récitas e leituras poéticas por artistas e convidados. O tom festivo segue com sessão de autógrafos e a apresentação musical de Carlos Éden e Zezinho Magalhães.

 

Atração musical

A experiência e talento de Carlos Éden, reconhecido também por suas charges e crônicas, e do multi-instrumenista Zezinho Magalhães, prometem apresentar um vasto e animado repertório que deve passear por Beatles e Luiz Gonzaga, entre outras pérolas.

A organização do evento é de Fabíola Coelho e Gustavo Mariniello e conta com a produção de Murilo Hohlenweger. O couvert musical é 10 reais e parte do valor das vendas dos livros também será voltada para a contribuição artística.

A Casa Amarela fica na rua Abílio Procópio Ferreira, 215. Próximo ao viaduto Daniel Andrade. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário