Os trabalhadores residentes em Jequié (BA)
podem solicitar, a partir desta sexta-feira (21/01), o saque do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação,
decorrente das fortes chuvas na cidade, pode ser solicitada à CAIXA por meio do
Aplicativo FGTS.
Os moradores das áreas saques saques, conforme os
moradores 20 meses ocupados pela Defesa Municipal2, podem solicitar o saldo
positivo na conta do FGTS e não ter os 12 meses de proteção do FGTS e não ter
como inferiores a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida
pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, celular, sem a necessidade de
apresentação de uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar
uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra
instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Até o momento, 19 municípios da Bahia e de Minas
Gerais foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de
calamidade. Confira abaixo a lista completa:
– Bahia: Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Gandu,
Ibicaraí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itororó, Jequié, Jiquiriçá,
Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado e Teixeira de Freitas.
– Minas Gerais: Águas Formosas, Almenara e
Machacalis.
Saque 100% digital – app FGTS
O aplicativo está disponível para download gratuito
nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e
IOS.
Como solicitar ou saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tem
direito ao saque por calamidade:
- Realizar o download do aplicativo FGTS e
inserir as informações de cadastro; Ir na opção “Meus saques” e
selecionar “Outras situações de saque pública” – acessar a cidade;
- Encaminhar os seguintes documentos: foto de
documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador,
lançado até 120 dias antes da de calamidade;
- Selecione a opção para creditar o valor em
conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e
envie a solicitação;
- O prazo para saque e crédito em conta, caso
aprovado o análise, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
- Carteira de Identidade — também são aceitos
carteira de habilitação e passaporte;
- Comprovante de residência em nome do
trabalhador: conta de luz, ou outro documento recebido via correio,
enviado até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Certidão ou Escritura Pública de Estável, caso
o comprovante de residência é em nome de casamento ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem
acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800
726 0207.
Fonte: Caixa Econômica Federal (Jequié Notícias)
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