quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

L E P T O S P I R O S E - A P R E V E N Ç Ã O É F U N D A M E N T A L.



Com os termômetros subindo, a temperatura fica mais propícia aos banhos de mar e de piscina, mas também aumentam as chances de acontecer às chuvas de verão, um dos fatores responsáveis pelos deslizamentos de morros e encostas, que podem ter consequências muito trágicas envolvendo destruição de cidades inteiras e mortes de pessoas e animais, podendo provocar, também enchentes, em razão da elevação do nível d´água normal da drenagem devido o acréscimo da descarga, e as inundações em razão de entupimento de bueiros, causado pelo lixo que impede que a água seja escoada, o que contribui para a formação de enchentes nos perímetros urbanos, alagando casas e comércios, o que resulta em graves prejuízos materiais e em risco de contaminação por doenças como LEPTOSPIROSE.

O que é - É uma doença infecciosa aguda causada por uma bactéria chamada LEPTOSPIRA, presente na urina de muitos animais, bastante comum em épocas de chuvas, afetando a maior parte dos animais inclusive o homem. O rato é o principal transmissor, mas atuam também como reservatórios outros animais, a exemplo de bovinos, ovinos, caprinos, cão, suínos, equinos e animais silvestres, que também podem contrair a doença e transmiti-la.

Como se adquire - As pessoas podem adquirir a doença pelo contato com a urina de animais infectados. Em períodos de chuvas fortes, a água das enchentes, contaminada pela urina dos ratos, pode penetrar na pele lesada com ferimentos do indivíduo, e causar a infecção. Mas a doença também pode ser transmitida através do solo e ingestão de alimentos contaminados.

Como se apresenta - A maior parte dos casos apresenta a forma leve, parecida com um resfriado comum, com dor de cabeça, febre e dores no corpo, com melhora em poucos dias. Porém em alguns casos, estes sintomas podem piorar rapidamente, afetando o fígado, os rins e o cérebro. Aparece então icterícia (pele e olhos amarelos), que podem levar à morte quando não é feito o tratamento.

Como se trata - Todo paciente suspeito de ter leptospirose deve procurar imediatamente um médico, o qual solicitará os exames de laboratório e instituirá o tratamento adequado.

Como se previne - As ações de saneamento básico (água tratada, coleta e destino adequado de lixo e esgotos) são prioritárias na prevenção da leptospirose e outras doenças de transmissão hídrica.

O combate aos ratos urbanos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) é a principal ação de prevenção em nível de domicílio, evitando o acesso de roedores a alimentos e ao lixo. É também importante não facilitar a existência de abrigos (terrenos baldios, entulhos, etc.) para esses animais. Existem vacinas de uso veterinário que protegem os cães e animais de criação, mas ainda não existe uma vacina para uso humano no Brasil. Alguns profissionais podem ter maior risco de contato com a leptospiras, como trabalhadores de esgotos, de coleta de lixo, de limpeza de córregos, bombeiros, manejo de animais (veterinários e outros), agricultores de áreas alagadas, etc.

A maior parte dos casos de leptospirose humana se deve ao contato com água e lama contaminadas das enchentes. Por isso deve-se evitar o contato prolongado com estas águas e utilizar proteção adequada como luvas e botas, na limpeza de lama e na descontaminação do ambiente domiciliar. Por exemplo: diluir 1 copo de água sanitária em 1 balde de 20 litros de água e usar esta solução para lavar móveis, paredes e utensílios. Ainda não existe uma vacina de uso humano contra a doença.

                                      Oscar Vitorino Moreira Mendes                                              

Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB   

Secretário da AMVEJ - E-mail: < oscarvitorino@yahoo.com.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário