quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Roque Pereira Santos (Roquinho), uma pessoa que passou somente neste mundo para servir.


                                                  Roque Pereira Santos (Roquinho)

Roque Pereira Santos nasceu em 16/08/42 na cidade de Boa Nova - BA. Filho de Roberto José dos Santos e Adelina Maria de Jesus. Ainda criança, depois da morte dos seus pais foi morar com Randulfo Marques da Silva (Duca) em Porto Alegre distrito de Maracás – BA. Na casa, Roquinho que era o braço direito de seu Duca realizava os serviços mais rústicos e os mandados dos familiares para as pessoas que moravam próximas e distantes, quando ia que ia montado no seu jegue, o pequeno “Canário”, pois conhecia todas as pessoas do lugarejo, tarefas que fazia sempre disposto e alegre.

Randulfo Marques da Silva (Duca)

Com a construção da Barragem de Pedras e o represamento das águas do Rio de Contas que inundou o antigo povoado, a família veio para em Jequié, onde o jovem morou com os mesmos familiares até a morte do senhor Duca, ocasião que foi morar com as suas filhas Maria Letícia da Silva Meira e Eulália Meira e Silva(Lala).

Maria Letícia da Silva Meira e Eulália Meira e Silva.

Nesta nova etapa da sua vida, Roque ficou muito conhecido em Jequié, devido ao trabalho que realizava de lavador de carros e mandados variados prestados para vizinhos e amigos do município. Roquinho era a uma pessoa inocente, doce, carinhoso e falava as palavras pela metade, devido uma deficiência mental. Seu lazer preferido era ouvir no seu radinho de pilha os jogos do seu time do coração o Vasco da Gama e a programação esportiva. nas rádios: Bahiana (hoje Povo), Sociedade da Bahia e Globo.

Certamente neste espaço, não caberia todos os depoimentos e elogios que certamente seriam feitos para o querido Roquinho, uma pessoa que passou somente neste mundo para servir.

Roque faleceu em 05/12/2012 no Hospital Prado Valadares na cidade de Jequié -BA.

3 comentários:

  1. Tive o PRAZER DE CONHECER ESTA PESSOA MARAVILHOSA A QUAL SERIO A TODOS AQUI NA TERRA . HOJE ESTA SERVINDO AO NOSSO CRIADOR

    ResponderExcluir
  2. Saudades,
    Roque ainda em Porto Alegre, na casa de Tio Duca, flagrou a irmã dele (Bastiana), lambendo a manteiga crua de Tia Laura e lambendo.
    Do batente da porta ele gritou
    " tô te oiã viu Batian, vou faiar pá madin que tu tá meten dê na batecu de don Iá e lamben".
    Tradução:
    Tô te olhando, viu Bastiana, vou falar pra madrinha que tu tá metendo o dedo na manteiga crua de dona Laura e lambendo.

    ResponderExcluir