segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Força-tarefa da Prefeitura de Jequié segue atuando nas áreas mais atingidas pelas chuvas

 


Em mais um dia de muito trabalho, buscando minimizar os danos causados pelas fortes chuvas na cidade, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, que está pessoalmente à frente da força-tarefa, juntamente com secretários municipais, vereadores, servidores públicos integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), com a participação do 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Municipal, esteve neste domingo, 26, atuando nos diversos pontos de alagamentos, prestando ajuda aos locais mais atingidos pelas chuvas.

A situação de emergência trouxe ao município, o subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Cidadania, Antônio José Lins, representando o ministro, João Roma, que esteve acompanhando as visitas às áreas prejudicadas e, ainda, participou de reunião com os representantes da administração municipal, na sede da Prefeitura, onde discutiu sobre o plano de apoio do Governo Federal às atividades operacionais. Nesta segunda-feira, 27, o governador Rui Costa anunciou que, também, deverá estar em Jequié, para avaliar as ocorrências decorrentes das inundações e já afirmou que a prioridade do Governo do Estado, neste momento, é resgatar e acolher pessoas, retirá-las das áreas de risco, apoiando essas famílias e garantindo que elas tenham um atendimento digno.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Jequié registrou 164 milímetros de precipitações, de sexta, 24, até às 7h deste domingo, 26. Ao todo, existem mais de 100 pessoas desabrigadas, número que deverá aumentar à medida que os dados de cadastramento forem sendo atualizados. Elas estão sendo alocadas em várias unidades escolares, que foram preparadas para o acolhimento. Ainda não há uma contagem total de casas desabadas, pois a demanda por atendimento tem sido muito elevada, e a equipe de engenharia da COMPDEC vem se ocupando da prestação de suporte em campo. Além dos moradores da Zona Urbana, as comunidades rurais também foram bastante prejudicadas, entre elas os distritos de Oriente Novo, Itajuru, Baixão, que registraram desabamentos de casas, aumento do volume de águas dos rios, que destruíram estradas vicinais e causaram rompimentos de açudes e de barragens rurais, deixando pessoas desabrigadas.

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, estruturou, de forma coordenada, dois pontos para recolhimentos de donativos para as pessoas que estão desabrigadas. As doações podem ser entregues na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, na Rua Jerônimo Sodré, Centro; e no Ginásio de Esportes Aníbal Brito, no bairro Jequiezinho, onde equipes de voluntários vêm fazendo a triagem de todos os itens, como roupa de cama, colchões, água mineral, mantimentos, entre outros. Após a triagem, todas as doações estão sendo utilizadas para a montagem dos kits que estão entregues para as pessoas desabrigadas.

Por causa da força das águas do Rio Jequiezinho, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil interditou, durante a tarde de domingo, de forma preventiva, o acesso às pontes da Avenida Franz Gedeon; da Avenida Landulfo Caribé e a ponte que liga o Pompilio Sampaio ao bairro São José, que apresentaram indícios de danos estruturais iniciais, sendo que no final da tarde de domingo, a ponte da Avenida Landulfo Caribé foi novamente reavaliada e liberada para o trânsito.

“Mais um dia de muito trabalho e muito serviço, graças a Deus, prestando apoio à população atingida. Graças a Deus, identificamos apenas danos materiais, mas com muitas áreas prejudicadas. Estamos dando toda a assistência necessária para os desabrigados e recebemos ocorrências de quase toda a cidade. Alguns bairros foram mais atingidos que outros, no entanto, temos que buscar atender a todos. Esperamos contar com o apoio do Governo Federal, por intermédio do ministro da Cidadania, João Roma, representado na nossa cidade pela visita do subsecretário, Antônio Lins. Deveremos receber, nesta segunda-feira, a visita do governador, Rui Costa, que também vai nos ajudar na manutenção das ações de amparo aos locais afetados. Este é um momento em que devemos estar unidos e dispostos a ajudar o próximo. Temos equipes nossas distribuídas por toda a cidade, prestando socorro à população e a administração municipal está realizando todo o esforço necessário para garantir que a cidade se recupere o quanto antes.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.(PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário