A Estação de Piscicultura de Jequié deve produzir 20 milhões de alevinos até o fim de 2022. A previsão foi anunciada pela Prefeitura de Jequié, nesta quarta-feira (01dez21), ao assumir a gestão compartilhada do espaço, a partir de convênio assinado com a Bahia Pesca S/A, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura. Atualmente, a unidade, que fica localizada nas proximidades da Barragem da Pedra, produz cerca de 500 mil alevinos, número considerado bem abaixo de sua capacidade.
Com o ajuste de gestão, a Estação de Piscicultura, que conta com cerca de 50 viveiros de peixes, deverá gerar 3 milhões de alevinos até março do ano que vem, com a pretensão de atingir 20 milhões até o final de 2022.
O aumento da produtividade beneficiará centenas de piscicultores da região. Mas a gestão compartilhada tem outras finalidades, a exemplo da diversificação da produção. Além da tilápia, que é a espécie de peixe carro-chefe da produção, a Estação passará a contar com outras espécies igualmente comerciais, como o tambaqui, tambacu e as carpas.
Para que a cadeia produtiva seja reestruturada, a Bahia Pesca fornecerá os equipamentos, mão-de-obra e insumos necessários para que a estação continue fornecendo alevinos a centenas de piscicultores e, assim, fortalecer o fomento do segmento da aquicultura na região. A Prefeitura de Jequié, por sua vez, fornecerá vigilância noturna, auxiliares de serviços gerais, manutenção e intervenções das instalações elétricas e estruturais.
“O objetivo do prefeito, Zé Cocá, é que este equipamento seja uma mola propulsora, fomentando a cadeia produtiva da região, ajudando os pequenos produtores rurais a melhorarem sua produção de peixes e, assim, eles consigam avançar mais, com mais qualidade e mais capacidade técnica”, disse o secretário de Governo, Hassan Iossef.
“Pretendemos, por meio deste convênio e gestão compartilhada, potencializar a produção da Estação e quem vai se beneficiar com tudo isso é a população. Temos aqui um gigantesco potencial e que, agora, com o apoio da administração municipal, passará a ser devidamente explorado. Temos grandes expectativas!”, destacou o diretor técnico da Bahia Pesca, Valter Silva Jr. (Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário