quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CIHDOTT/HGPV realiza a última captação de múltiplos órgãos em 2021

Imagem: Divulgação Ascom HGPV

 

O Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, realizou nesta quarta-feira (29), a última captação de múltiplos órgãos do ano, sendo captados 06 órgãos (sendo 01 coração, 01 fígado, 02 córneas e 02 rins) destes, 05 órgãos foram compatíveis à pacientes da Bahia 01 órgão seguiu para o estado do Rio de Janeiro. O HGPV  referência em acolhimento e captação de córneas no interior da Bahia, através da CIHDOTT HGPV (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes)  realizou durante o ano de 2021, sete captações de múltiplos órgãos beneficiando 36 pessoas e 47 captações de córneas podendo beneficiar ate 94 pessoas.

De acordo com o CIHDOTT HGPV  as doações são efetivadas após o diagnóstico da morte encefálica ou morte de coração parado, quando a equipe empenha em acolher a família e  sensibilizar para a causa da doação de órgãos ou córneas. “É importante destacar que durante todo o processo de captação, as famílias são acompanhadas por uma equipe multiprofissional composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais”, destaca a diretora do Hospital, enfermeira Ana Paula Camargo.

A Central de Transplantes da Bahia, nos últimos anos, o Hospital Geral Prado Valadares tem sido destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos. Sendo um dos poucos hospitais do estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na CIHDOTT registrando um crescimento expressivo em número de doações, possibilitando com seu trabalho qualidade de vida a muitos pacientes que aguardam em fila de transplantes.

“O Hospital Geral Prado Valadares agradece a família do doador por tão belo ato de amor, mesmo em meio à dor, disseram sim a doação de órgãos, oportunizando qualidade de vida para os receptores que esperam na fila de transplantes. Quero estender nossa gratidão ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde da Bahia por todo suporte para que nosso HPGV avance e faça a diferença nos serviços de saúde de Jequié e região”, enfatiza a diretora do HGPV. (Jequié Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário