domingo, 12 de dezembro de 2021

CHESF: Último boletim atualizado informa que está chegando muita água na Barragem de Pedras.

O volume de águas do Rio das Contas aumentou bastante nas últimas 24 horas. (Foto Agência AM).

O último boletim hidrológico da Barragem de Pedras no municipio de Jequié expedido pela CHESF no domingo (12.12.) ás 10 horas e 26 minutos. Informa que a previsão do aumento da vazão vai acontecer nesta segunda-feira (13.12.) em virtude da grande quantidade de água que está chegando na montante da barragem em torno de 700m³/s (ver boletim abaixo) o que obriga a empresa manter a programação que foi estabelecida. A Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros (8º GBM) vem mantendo plantão permanente (24 horas) para qualquer eventualidade sempre recomendando as pessoas evitarem se aproximar do leito dos rios, não tomar banho além de levar crianças para a passarela que liga o Distrito Industrial ao bairro do Joaquim Romão.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf
Diretoria de Operação – DO Superintendência de Gestão da Operação do Sistema – SOO
Departamento de Gestão de Recursos Hídricos, Planejamento e
Programação Energética – DOOH

Boletim Hidrológico Diário da Barragem da Pedra Nº 03/2021– 12/12/2021

O período úmido na Bacia do Contas iniciou no mês de novembro e segue até abril de 2022. Tendo em vista as chuvas ocorridas nos últimos dias, foi necessário elevar a defluência da Usina da Pedra para valores superiores a 60 m3 /s a partir de 06/12/2021, com prática de vertimento, chegando ao valor máximo da ordem de 546 m³/s no dia 11/12/2021. Na data de ontem (11/12) o Reservatório da Pedra atingiu 63,41% de seu volume útil, com afluência média diária de 638 m3 /s e defluência média diária de 546 m3 /s. Hoje, 12/12, está prevista uma afluência média diária da ordem de 700 m3 /s e defluência média diária de 600 m3/s.A previsão meteorológica continua a indicar ocorrência de chuvas na Bacia do Contas. Em virtude de a Bacia do Rio de Contas encontrar-se no seu período úmido é importante e necessário que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, haja vista a possibilidade da prática de vazões mais elevadas neste período devido à ocorrência de chuvas na bacia, observando os limites operativos vigentes.

Até as 13 horas de domingo (12.12.) o rio Jequiezinho apesar do represamento, se mantinha dentro do seu leito como informou em video o jornalista Ari Moura. Mas nesta segunda-feira (13.12.) com o aumento da vazão da barragem de Pedras o nível do represamento pode aumentar e sair do leito do rio podendo trazer alguns transtornos para as pessoas e estabelecimentos comerciais próximos, exemplo do Centro de Abastecimento Vicente Grilo.

O rio Jequiezinho vem se mantendo dentro do seu leito normal, mas pode acontecer mudanças. (Foto Agência AM). (Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário