sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Prefeitura de Jequié busca apoio do Governo do Estado para fomento da cultura local


Cumprindo agenda institucional em Salvador, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá, participou, na quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, de reuniões e audiências, com o objetivo de buscar apoio para o fomento da cultura local.

Durante encontro com o coordenador de Fomento ao Artesanato, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Antônio Ribeiro de Almeida, o secretário Domingos Ailton discutiu sobre a possibilidade de parceria para fortalecimento do trabalho dos artesãos e ficou definido a implementação de um cadastro desse segmento artístico, junto a SETRE. Por meio do cadastro, os trabalhadores poderão obter a carteira de identidade, essencial para participar de feiras estaduais, nacionais e internacionais de artesanato.

Entre outras pautas discutidas, ficou acordado que a Secretaria de Cultura e Turismo intermediará a exposição dos produtos do artesanato local no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, em Salvador, e a Coordenação de Fomento ao Artesanato deverá incluir o município de Jequié na agenda de feiras regionais em 2022. De acordo com o secretário, Domingos Ailton, deverão ser ofertados cursos de capacitação para aperfeiçoar o marketing e a comercialização dos produtos artesanais e, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, a cidade passará a contar com apoio logístico para transporte de artesãos e de peças artesanais para feiras de artesanato.

Em audiência na Secretaria Estadual de Cultura (SECULT-BA), com a superintendente de Territorialização da Cultura, Ana Teixeira, da diretora de Territorialização da Cultura, Amanda Cunha, do coordenador de Dinamização dos Espaços Cuturais, Arthur Victor e do assessor da Coordenação de Gestão de Espaços Cuturais, Ailton Gonçalves, o secretário Domingos Ailton apresentou demandas dos produtores culturais e da classe artística no sentido da construção de uma concha acústica no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães. Ainda no mês de dezembro, representantes da Superintendência de Territorialização da Cultura deverão vir a Jequié para reunirem-se com a classe artística.

Ainda, mantendo o cronograma da agenda institucional, o secretário Domingos Ailton esteve em reunião no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o chefe da unidade estadual, Artur Ferreira, chefe substituto, André Luiz, e com o coordenador estadual das reuniões de planejamentos e acompanhamento do Censo, Luís Alberto, quando foi dialogado sobre a possibilidade de parceria com o órgão federal no fornecimento de informação para a organização do Centro de Documentação da História e Memória de Jequié (CEDOC) Lindolfo Rocha. Além do compromisso em disponibilizar dados, a unidade estadual do IBGE doou mapas e livros para o acervo da Secretaria de Cultura e Turismo.

Buscando apoio para a execução do Trezenário de Santo Antônio de Pádua e do São João de Jequié 2022, Domingos Ailton participou de audiência com o diretor-superintendente da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Diogo Rodrigues Medrado. Na reunião, o gestor da Bahiatursa sinalizou, de forma positiva, sobre a possibilidade do apoio governamental tanto ao festejo do padroeiro de Jequié, quanto o São João, eventos que o dirigente espera poder ser realizados, com o avanço do combate a Covid-19. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário