sábado, 20 de novembro de 2021

MUDANÇA EM FÓRMULA DE DISPUTA DO BAIANÃO 2022 GARANTE ACESSO DO CAMPEÃO E VICE DA SÉRIE B

Pode ser uma imagem de ‎praticando um esporte, ao ar livre e ‎texto que diz "‎ESTADIO WALDOMIRO BORGES PREFEITURA TURA MUNICIPAL DE JÉQUIE PREFE GRANT ERRARA JEQUIE SECRETARIA DE ESPORT 0ל 6ង ELAZER LARCO i‎"‎‎

Por maioria, dirigentes dos clubes baianos da Série A, decidiram, na sexta-feira (19nov21), fazer mudanças na fórmula de disputa do Campeonato Baiano de 2022, cujo início será no dia 19 de janeiro e encerramento previsto para 3 de abril.

Entre as mudanças destaque para as regras de rebaixamento e acesso. Ficou acertado que dois clubes serão rebaixados para a Série B de 2023. Com isso, subirão à Série A de 2023 o campeão e o vice da Segundona deste ano. Contudo, ficou estabelecido que, para subir dois, a Série B de 2022 deve ter, no mínimo, dez clubes. 

Segundo a FBF, “caso a competição venha a ser disputada por número inferior a dez equipes, independentemente do número inicial de inscritos, apenas a equipe que ficar em último lugar na fase de classificação da Série A será rebaixada. Da mesma forma, apenas o campeão da Série B ascenderá à elite do estadual”.

A Série A do Baianão 2022 dará vagas na Copa do Brasil de 2023 ao campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste 2023, terá direito à primeira vaga o campeão baiano. A segunda vaga na competição regional será do clube mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os presentes na primeira e segunda vagas.

A Federação anunciou que, caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga da Copa do Nordeste será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já para a Série D do Brasileirão 2023, terão direito às duas vagas as equipes melhores colocadas do Baianão 2022, desde que não sejam integrantes das outras séries do campeonato nacional. Ficará reservada, ainda, uma terceira vaga na Série D para a equipe campeã da competição que a FBF realizar no segundo semestre de 2022, com cinco clubes da Série A e cinco da Série B. (Souza Andrade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário