quarta-feira, 8 de setembro de 2021

9 DE SETEMBRO - DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO


“Ser veterinário é estreitar laços de confiança, estabelecer a comunicação entre duas espécies que não falam a mesma língua. Veterinário é um ser provido de sensibilidade e dom, para traduzir expressões, sentimentos, dores e angústias dos animais. Somos a voz de tudo o que não dizem, mas sim do que expressam”.

Atualmente o Brasil conta com mais de 110 mil profissionais em atuação nas diferentes áreas.

Ao celebrarmos o dia 9 de Setembro, a Associação de Médicos Veterinários de Jequié – AMVEJ, não poderia deixar passar em branco, mesmo em tempo de pandemia, uma data tão especial, quando se comemora o Dia do Médico Veterinário, afinal, a medicina veterinária é considerada uma ciência completa e de grande importância para a humanidade, afinal, o médico da área é responsável tanto pela prevenção, como estudos e tratamentos para evitar doenças e desajustes no meio ambiente.

Por que dia 9 de setembro é celebrado o Dia do Veterinário? Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Decreto nº 23.133, datado de 9 de setembro de 1933, regulamenta o trabalho do médico veterinário no Brasil. Por isso, a data é celebrada há muitos anos, e segue firme como uma das mais importantes para os profissionais da saúde.

Um pouco da sua história!

A medicina veterinária surgiu desde os tempos primitivos quando o homem começou a domesticar os animais, mas somente em 1761 que a veterinária passou a ser uma profissão científica por meio da criação da primeira escola de

medicina veterinária na França. Já no Brasil somente em 1910 que surgiram as primeiras instituições; em 1917 os primeiros veterinários estavam se formando, mas somente em 9 de setembro de 1933 através do decreto Lei nº 23.133 que o primeiro diploma foi legalizado.

Na verdade, a medicina veterinária vai muito além do cuidado com cão e gato. Para quem não sabe, o Médico Veterinário é capacitado para atuar em diversas áreas, e não só na saúde animal, mas também na saúde humana e no meio ambiente. A profissão é muito importante e agrega valor à população, pois está presente no dia a dia de cada um, mesmo esta pessoa não possuindo nenhum animal de estimação em casa.

Você sabia que a saúde humana também depende da ação do médico-veterinário? Isso mesmo!

Embora ainda conhecida como a parte da Medicina que cuida dos animais, a Medicina Veterinária trata também de alimentos, solo, água, saúde pública, genética, doenças que circulam nos animais e atingem os homens – as zoonoses – e muitas outras áreas. Os médicos veterinários são diretamente responsáveis pela saúde da população, dos animais e do meio ambiente. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, cuidam da saúde e bem-estar dos animais domésticos e selvagens.

Além do atendimento de animais domésticos e silvestres em clínicas de pequenos e grandes animais, realizando cirurgias, os mais de 110 mil médicos veterinários em atuação no país, se dedicam também a mais de 80 áreas de atuação, como consultores ambientais, responsáveis técnicos, área acadêmica, perícias, saúde pública, laboratórios, fiscalização e produção de produtos de origem animal, reprodução animal, pesquisas científicas, produção de vacinas e

medicamentos para uso animal, na área comercial entre outras, refletindo de forma direta na saúde humana.

E o papel do Veterinário na Saúde Única?

Nesse âmbito, a figura do médico-veterinário se destaca como profissional qualificado para implantar e coordenar ações de Saúde Única: a saúde dos seres vivos e do planeta. O conceito de Saúde Única (One Health) envolve conhecimentos técnico-científicos, estratégias de enfrentamento às causas que provocam zoonoses e decisões políticas de saúde pública e meio ambiente, visando o bem-estar das populações. A atuação do médico-veterinário na Saúde Única é exercida desde os primórdios, na origem da Medicina Veterinária, prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população.

VIVA A MEDICINA VETERINÁRIA!

VIVA O MÉDICO VETERINÁRIO!

Parabenizamos os nobres colegas ao celebrarmos o Dia 9 de Setembro, a nossa data magna.

Oscar Vitorino Moreira Mendes

Méd. Vet. e Professor Aposentado da UESB

Secretário Geral da AMVEJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário