terça-feira, 4 de agosto de 2020

Maracás: Além de 10 respiradores, prefeitura conta com UTI Móvel para transferência de pacientes e Jaguaquara: Prefeitura mantém comércio em dias alternados, mas flexibiliza igrejas e academias

O município de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, que se destaca entre os demais que integram o território no que concerne a estrutura da saúde pública nesse período de pandemia, dispondo de 10 respiradores no Hospital Municipal Álvaro Bezerra é o único da região a contar com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel, que foi apresentada na tarde desta segunda-feira (3), em frente ao prédio-sede da Prefeitura, no Centro da cidade, pelo prefeito Soya Novaes (PDT), acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Darlene Rosa. ”Não é uma apresentação de inauguração, porque o veículo já está disponível para pacientes faz tempo, mas é um momento de enfatizarmos a importância dessa UTI, que nessa fase de pandemia tem nos ajudado na transferência de alguns pacientes e felizmente Maracás é uma das poucas cidades que possuem um equipamento que representa um avanço na saúde pública”, disse a secretária.

O prefeito reforçou o discurso da titular da pasta, tendo afirmado que a ambulância foi doada pela Largo Resources, proprietária da mina de vanádio Maracás Menchen, após sugestão de apoio feita pela gestão municipal.  ”Quando assumimos a prefeitura focamos na saúde, reformamos o hospital e pedimos o apoio da Vanádio, que tem sido parceira do município, para veículos e fez a doação da ambulância. Não é fácil manter a UTI Móvel, mas estamos cumprindo um compromisso e mantemos a equipe médica para o suporte necessário aos pacientes e com a Covid essa ambulância se tornou mais importante. Além disso, adquirimos com recursos próprios seis respiradores para o hospital, a Vanádio doou mais quatro e hoje temos dez disponíveis. Sem querer desmerecer nenhum colega prefeito, nenhuma cidade, mas a nossa é abençoada e está estruturada”, explicou o prefeito.

A secretária de saúde concluiu relatando que ”uma das complicações da Covid-19 é a insuficiência respiratória, já que a pessoa pode ter pneumonia viral ou bacteriana, comprometendo os pulmões. Nesses casos, os respiradores são importantes para dar suporte de ventilação ao paciente, aumentando a possibilidade de sobrevida, mas graças a Deus não estamos precisando utilizar eles no momento e seguimos trabalhando para diminuir a cada dia a taxa de contaminação em Maracás”.

Conforme o último boletim epidemiológico, foram confirmados, desde o início da pandemia, 261 casos da doença, com 196 curados e 59 encontram-se ativos. O número de óbitos é de 06. Para conter o avanço do vírus, a Prefeitura implantará, a partir de amanhã (5), a restrição da circulação de pessoas / toque de recolher. Em novo decreto, Maracás autoriza os estabelecimentos não essenciais funcionando até às 12h e os essenciais em horário normal. Bares e academias permanecem fechados. (Marcos Frahm)


Jaguaquara: Prefeitura mantém comércio em dias alternados, mas flexibiliza igrejas e academias

Comércio segue em dias alternados. Foto: Blog Marcos Frahm

Em novo decreto assinado pelo prefeito Giuliano Martinelli (PP), publicado nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial, a Prefeitura de Jaguaquara decidiu pela manutenção das medidas restritivas no comércio, com lojas não essenciais funcionando pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação.

A maior parte dos setores poderá abrir somente três vezes por semana. As alterações passaram a valer nesta terça. No decreto desta semana foi ampliado o horário de atendimento ao público, que antes era das 11h30 ás 17h30 e agora funciona das 11h às 18h, valendo para concessionárias de veículos, corretoras de seguro, floricultura, lojas de tecido, de utilidades domésticas, de móveis eletrodomésticos, aluguel de bens e outras, por exemplo, que funcionarão segunda, quarta e sexta-feira.

Lojas de confecções, cosméticos, perfumaria, sapataria e selaria, gráficas, bomboniere, lojas de CD e DVD, papelaria, artigos para festas, na terça e quinta-feira, no mesmo horário, e no sábado das 07h às 16h. Supermercados de segunda a sexta, das 07h às 17h30 e aos sábados encerrando às 16h.

O decreto flexibilizou igrejas, academias, manteve bares fechados e restaurantes e lanchonetes por sistema de delivery. Os templos religiosos funcionarão quarta, sexta e domingo, devendo encerrar as atividades às 21h, observando as medidas previstas na restrição da circulação de pessoas / Toque de Recolher, que foi prorrogado no município. A Comunidade Evangélica Adventista ficou autorizada a substituir o domingo pelo sábado para realização de cultos presenciais.  (Marcos Frahm)Academias de ginásticas estão autorizadas, de segunda a sexta-feira, das 06h às 20h.

Mais um óbito, redução de casos ativos

Jaguaquara portaliza 1.064 casos confirmados da Covid-19, registrados desde o início da pandemia, com 938 pacientes recuperados e 10 pessoas foram a óbito. O 10º caso de morte foi comunicado na noite desta segunda-feira, pela Prefeitura, tendo revelado ser de um idoso de 73 anos, morador da Rua Lindolfo Porto, no bairro Casca, que estava internado no Hospital de Campanha da Fonte Nova, em Salvador, para onde havia sido transferido depois de passar por unidades de saúde de Jaguaquara, inclusive Maternidade e Hospital Municipal, falecendo no domingo (2).

O número de casos ativos teve redução significativa, conforme o novo boletim epidemiológico publicado pela gestão municipal na rede social. Dos 1.064 casos, 116 se referem a ativos. No boletim anterior, divulgado na sexta-feira (31), o número de casos ativos estava em 273, ou seja, a redução foi de 157. *Nota original do Blog Marcos Frahm

Nenhum comentário:

Postar um comentário