sexta-feira, 15 de maio de 2020

Jequié passa a contar com laboratório público de testagem para Covid-19



O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, desembarcou na manhã desta sexta-feira, 15, no aeródromo de Jequié. Acompanhado do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; do secretário municipal de Saúde, Vítor Lavinsky, e de parte da equipe técnica da SESAB, Fábio Vilas-Boas esteve entregando à população mais uma unidade do laboratório público estadual, que realizará os testes laboratoriais do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do genoma viral do coronavírus (Covid-19).

Durante o encontro, o secretário pôde acompanhar as ações que estão sendo adotadas no município no combate à doença e esteve visitando o novo laboratório, que é localizado no Laboratório Estadual de Referência Regional, antigo PIEJ, onde foi recebido pela diretora da unidade, a primeira dama, Marla Cafezeiro, que apresentou a nova estrutura. Na ocasião, estiveram presentes, também, a diretora do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), Débora Martins, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, Domilene Borges e Ramon Saavedra, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Estadual).

Após a inauguração das operações do Laboratório Central de Saúde Pública, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, participou de uma breve reunião com o prefeito, Sérgio da Gameleira, e com o secretário municipal de Saúde, Vítor Lavinsky, e seguiu até o Hospital Prado Valadares, quando encerrou sua visita ao município.

“Estamos, hoje, marcando um momento novo pra história da saúde pública. Inauguramos o novo laboratório de biologia molecular do LACEN aqui em Jequié. Nós iremos, a partir de agora, poder realizar exames de biologia molecular, com o exame RT-PCR, em tempo real, o que permite identificar pequenas partículas do vírus na secreção do nariz e garganta das pessoas. Isso vinha sendo feito em Salvador e acabava perdendo muito tempo para que o resultado chegasse até aqui. Agora Jequié e as cidades da região contam com esse serviço.”, disse o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

“Realmente um momento muito importante para todos nós. Agradeço ao governador, Rui Costa, e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em nome de todos os jequieenses. Uma das reclamações mais constantes, por parte das pessoas que realizam os testes para identificação da Covid-19, é a demora do resultado. Agora, com a inauguração desta unidade do LACEN, esse processo será mais rápido, o que ajudará bastante a todo o nosso monitoramento e acompanhamento dos casos.”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Vítor Lavinsky.
“É hora de agradecer ao governador Rui Costa que, mais uma vez, percebendo a imensa demanda pelos exames de detecção da Covid-19, promoveu a ampliação e descentralização da testagem, o que vai, também, ampliar o atendimento da população. A instalação deste laboratório aqui vai nos ajudar, de forma mais ágil, a identificar as pessoas que estão acometidas pela doença e, assim, poderemos dar o encaminhamento para o atendimento de saúde, de forma mais célere, o que, por certo, deve ajudar na recuperação.”, afirmou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira. (PMJequié )

Nenhum comentário:

Postar um comentário