segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Rio Jequiezinho continua “agonizando”.

O Rio Jequiezinho foi transformado num esgoto a céu aberto. (Foto Agência AM).

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos. No município de Jequié temos um desses exemplos o Rio Jequiezinho que corta a cidade ao meio.

Causas e Consequências

São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.

JEQUIEZINHO.

O Rio Jequiezinhop é um dos mais importantes rios que cortam a região e principalmente o município de Jequié, desde a zona rural até a zona urbana. Mas não tem recebido os cuidados que merece, principalmente por parte dos homens, destruindo o seu leito, a sua sobrevivência, mesno com as denuncias que são feitas constantemente. Os órgãos públicos que são responsáveis pelo meio ambiente não tem tomado nenhuma atitude para coibir os abusos que são praticados contra o Rio Jequiezinho, como: esgotos residencias de hospitais, produtos químicos e outros que são despejados dentro do seu leito. Até quando vai continuar esta situação. (Ari Moura)


Nenhum comentário:

Postar um comentário