Com todos os prazos estourados há mais de dois anos a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) não tem data para ser concluída. Na página da Valec, estatal responsável pela construção, os últimos prazos estabelecidos para os trechos Caetité-Ilhéus e Caetité-Barreiras estão em descompasso com a realidade. A informação é confirmada pelos deputados estaduais baianos que participaram de uma reunião com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, em Brasília na última quarta-feira (30). O Governo Federal desprenderá algo em torno de R$ 250 milhões em 2017 para a FIol. O valor é insuficiente para retomada concreta das obras. A presidente da comissão responsável pelo acompanhamento das obras na Assembleia Legislativa, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), traz um dado para efeito de comparação: quando a obra estava a todo vapor chegou-se a investir R$ 200 milhões por mês. R$ 250 milhões por ano deve servir apenas para manter os canteiros como estão. As primeiras previsões de conclusão da obra já venceram. Na lista atualizada pela Valec existem prazos como oLote 2 do trecho entre Ilhéus e Caetité passando por Jequié que ficaria pronto em janeiro próximo. Esta hipótese é refutada por todos ouvidos pela reportagem. Aos deputados o ministro revelou que existem técnicos debruçados sobre o edital que será lançado em algum momento, no entanto, nenhum prazo ou data foi anunciado. De acordo com os parlamentares, Quintella disse que a construção do porto poderia intensificar as ações em torno da Fiol. É aguardar para ver. A Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL, terá 1.527 km de extensão, estabelecerá à comunicação entre o porto em Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras a Figueirópolis, no Tocantins, ponto de interligação dessa ferrovia com a Ferrovia Norte Sul. (Ari Moura)
Obras da ferrovia as margens da Barragem de Pedras. (Foto blogsouzaandrade)
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