Os cem anos de criação do Tribunal de
Contas do Estado foram comemorados nesta sexta-feira (16) em sessão especial
realizada as 10h na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Euclides
Fernandes, que em seu discurso de saudação enalteceu a importância da
instituição na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, além de
reconhecer que se trata de uma das mais modernas e bem equipadas do Estado,
inclusive de material humano, com uma equipe de auditores das mais bem
conceituadas.
O presidente do TCE, Inaldo Araújo, em
seu dicurso de agradecimento afirmou que o TCE é “essencial para a plenitude e
o fortalecimento do regime democrático, ao garantir que os cidadãos saibam o
destino e como estão sendo gastos os recursos que ele paga ao Estado sob forma
de impostos e outras contribuições, obrigando a que todo gestor público procure
aplicar os recursos com economicidade e levando em conta os interesses maiores
da sociedade”.
O deputado iniciou seu dicurso levando
a platéia a refletir sobre uma citação de Marcus Túlio Cícero, ocorrida há mais
de 2 mil anos onde afirmou:“ O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas. A
arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a
governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência.
As pessoas devem novamente aprender a trabalhar em vez de viver por conta
pública.”
A
homenagem que ora prestamos ao Tribunal de Contas do Estado, pelos seus
100 anos de atividades é o reconhecimento ao eficiente trabalho que seus
conselheiros e servidores vêm realizando ao longo de todos esses anos, buscando
fazer com que a instituição esteja em consonância com a definição do Jurista Ruy Barbosa,
quando disse que “ O Tribunal de Contas é uma instituição de natureza em grande
parte judiciária e política, destinada, por sua índole essencial, a sentenciar
sobre assuntos da mais alta gravidade, e servir solidamente de dique aos abusos
administrativos em negócios financeiros”. Afirmou o deputado.
Além de vários conselheiros e
ex-conselheiros e deputados a solenidade contou com a presença do governador em
exercício João Leão. A sessão foi presidida pelo deputado Adolfo Menezes.( Gab. Dep. Euclides Fernandes Assessoria de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário