Depois de 46 anos de projetada, a torre da Primeira Igreja Batista de Rio Novo, um dos marcos da cidade de Ipiaú, vai mudar a fisionomia da fachada tradicional do Templo Batista. Contratado para repaginá-la a escultura foi um dos primeiros trabalhos do artista plástico Lula Martins. O modelo inovador com granito chamava a atenção de todos que passavam em frente à Igreja e seus traços serviram de inspiração e modelo para muitos arquitetos.
Logo após a conclusão do trabalho, Lula conquistou o mundo e o primeiro lugar na IX Bienal Internacional de São Paulo com a peça Quero Conversar com Você, num evento muito concorrido, cujo curador era Ciccillo Matarazzo. A imprensa referia-se a e Lula Martins como um artista plástico representante da contracultura brasileira então emergente.
Com a peça repaginada pelo próprio autor a Primeira Igreja Batista de Rio Novo comemora 97 anos de existência no município. O templo passou por uma ampla reforma no telhado, nas instalações elétricas, além de climatizar o ambiente.
O artista multimídia Lula Martins, que acabou de apresentar cerca de 50 peças em vinil sobre tela na exposiçãoMomento Antroplástico sob a curadoria de Walter Lima, está com um livro novo
“Somos Todos Felizes”aguardando o momento propício para o lançamento em Jequié. Trata-se de uma narrativa ficcional e caricata, retratando o cotidiano da Salvador contemporânea.
Veja o que Mario Cravo Jr. escreveu sobre Lula na contracapa do catálogo artístico do Movimento:
“Lula, ator, pintor, cineasta, fotógrafo, documentarista e pesquisador, ser polimorfo e hipersensível, apresenta-se-nos nas suas últimas curtições.
Detalhista esmerado em alguns momentos, noutros espontâneo e satírico. Vai do romântico ao espaço cósmico em turbilhão, queimando o seu elan de artista.
Agora Lula é um homem em disponibilidade, com mil opções, em cada uma delas ou quem sabe em todas elas está presente, nos que nos mostra um fragmento de eternidade, de paixão e de emoção.”
Mario Cravo Jr.(Bahia em Foco).
Nenhum comentário:
Postar um comentário