Cine "Italo-Brasil", de André Leto (anos 20)
Em 1903 ocorreu a instalação do primeiro cinema de Jequié na Praça Luiz Viana, por Jacinto Sampaio, procedente de Salvador. Depois, André Leto (Andrea em italiano) foi proprietário, ainda nos anos 20, do cinema “Ítalo-Brazil”. André Leto, de Trecchina, pertencia à tradicional família italiana dosFratelli. Os “Fratelli Leto” fabricavam também uma bebida refrigerante de diversos sabores, na época chamada de “gasosa”, que era consumida pelos espectadores após as sessões. Os “Fratelli” Leto possuíam também uma usina elétrica. (Taberna da História do Sertão Baiano).

Nenhum comentário:
Postar um comentário