segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Ministério da Saúde inicia vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra a dengue em todos os estados


Dose única do imunizante 100% nacional começa por trabalhadores que atuam no SUS

 

O Ministério da Saúde iniciou,  a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária, com a previsão de proteger 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).. As primeiras 650 mil doses já foram enviadas aos estados e o restante do quantitativo está previsto para as próximas dias.

A estratégia utiliza a vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única, tetraviral e 100% nacional, representando um avanço importante para a autonomia do país e oferta de proteção à população. O início da vacinação pelos profissionais da Atenção Primária é um passo estratégico para proteger quem atua próximo à população – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde.

A ampliação para outros públicos – pessoas de 15 a 59 anos, começando pelos mais velhos – está prevista para o segundo semestre deste ano, acompanhando o aumento da capacidade produtiva pelo Instituto Butantan. Com investimento de R$ 368 milhões, o Ministério da Saúde fechou a compra de 3,9 milhões de doses, aquirindo todo o quantitativo disponível. O início da vacinação está sendo realizada com as primeiras entregas.

O Ministério da Saúde adotou também estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue. O público prioritário para a vacina foi definido após reunião técnica com especialistas da área, conforme recomendação da Câmara Técnica em Assessoramento de Imunização (CTAI),  responsável pelas análises e pela definição das estratégias. A nova vacina é capaz de proteger contra os quatro sorotipos da dengue.

O desenvolvimento da vacina contra a dengue contou com investimento de R$ 130

Público-alvo

Profissionais de saúde assistenciais e de prevenção:

Médicos

Enfermeiros

Técnicos de enfermagem

Odontólogos

Equipes multiprofissionais (eMulti)

Agentes comunitários de saúde (ACS)

Agentes de combate às endemias (ACE)

Trabalhadores administrativos e de apoio das unidades de saúde:

Recepcionistas

Seguranças

Profissionais da limpeza

Motoristas de ambulância

Cozinheiros

Outros trabalhadores atuantes nas unidades básicas de saúde (UBS) (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário