
O futebol baiano entrou em campo com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, neste último fim de semana (10 e 11jan26) foi lançada uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres conta com a parceria do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de agressões que muitas vezes permanecem ocultas ou são silenciadas. A ação reforça a importância da denúncia por meio do Disque 180 e a existência de uma rede estadual de acolhimento e proteção.
O objetivo é romper o silêncio, incentivar a busca por ajuda e divulgar o Disque 180 como canal de acolhimento, orientação e denúncia. A campanha ganha ainda mais relevância diante dos dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil e que, em dias de jogos, há aumento significativo das ameaças e dos casos de violência doméstica. (Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário