Diego Santos recebeu, na sexta-feira (14nov25) a mais importante honraria do esporte do município de Jequié: a Comenda Walter Gomes de Santana, instituida pela Câmara Municipal para homenagear personalidades que se destacam no campo esportivo.
A homenagem, concedida, em Sessão Especial, por iniciativa do vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), reconhece sua carreira internacional vitoriosa, marcada por grandes conquistas e pela projeção do nome de Jequié em competições ao redor do mundo.
Oito vezes campeão brasileiro e dez vezes campeão baiano consecutivo e dono de resultados expressivos no circuito mundial, Diego Santos já ocupou a 12ª posição no ranking global da sua categoria, acumulando medalhas em países como Estados Unidos, Chile, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Japão e Abu Dhabi.
Durante sua fala, o vereador Tinho contou a história do judoca nascido no bairro Mandacaru e que começou no judô aos quatro anos, em um projeto social, e desde cedo despontou como talento excepcional, também para fazer o bem. Em 2007, ao lado do irmão Arlon Ferreira, criou o ‘Judô Ação’, projeto de grande alcance social no município.
Buscando alto rendimento, integrou clubes como FTC (Salvador) e SOGIPA (Rio Grande do Sul), além de vestir o quimono da Seleção Brasileira de Judô a partir de 2011, ingressando no ciclo olímpico.
Em 2017, retornou a Jequié para estruturar uma equipe de alto rendimento, que se tornou potência estadual ao conquistar dez títulos baianos consecutivos por equipes.
“Entregar a Comenda Valter Gomes de Santana a Diego dos Santos é mais que um reconhecimento ao seu talento, é um incentivo para quem é exemplo, para quem é uma referência para tantas crianças, adolescentes e jovens que amam o judô”, enfatizou Tinho.

Diego é reconhecidamente um dos grandes nomes do judô.
Oito vezes campeão brasileiro sênior;
Dez vezes consecutivas campeão baiano;
Hexacampeão Brasileiro da Região 3;
Bicampeão Brasileiro da Região 4;
Campeão Sul-Americano em Santiago;
Campeão da Seletiva Nacional Projeto Londres;
Campeão Brasileiro Universitário;
Campeão do Troféu Brasil Interclubes;
Campeão da Copa do Mundo de Miami (EUA);
Vice-campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro;
Vice-campeão do Grand Prix da Alemanha;
3º lugar no Grand Prix de Abu Dhabi;
3º lugar no Grand Prix do Uzbequistão;
3º lugar na Copa do Mundo da Áustria;
5º lugar no Grand Prix de Abu Dhabi.
O judoca jequieense representou o Brasil em diversos países, entre eles: Argentina, Estados Unidos, Abu Dhabi, El Salvador, Alemanha, Hungria, Azerbaijão, Japão, Áustria, Peru, Croácia, Panamá, Chile, Rússia, Dubai, Cazaquistão, Uzbequistão, Uruguai e Polônia. (Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário