quinta-feira, 23 de outubro de 2025

GRANDE OBRA DA EMBASA LEVA ÁGUA TRATADA A 90 MIL PESSOAS NO SEMIÁRIDO BAIANO.

 

O sonho de ver água nas torneiras está prestes a se tornar realidade para cerca de 90 mil moradores de cinco municípios do semiárido baiano. A Embasa finaliza a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, que beneficiará as cidades de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu e o Entroncamento de Jaguaquara.

Com investimento de R$ 170,5 milhões, a obra foi projetada para garantir o fornecimento de água pelos próximos 30 anos, levando segurança hídrica a uma das regiões mais afetadas pela estiagem na Bahia.

A água já chegou à Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de Campinhos, em Planaltino. A última etapa da obra compreende a conclusão da adutora de 92 quilômetros, responsável por interligar o sistema de captação aos municípios beneficiados.

A captação é feita no rio Paraguaçu, no município de Marcionílio Souza, percorrendo cerca de 30 km até a ETA, e de lá segue por uma rede de adutoras até os centros urbanos.

O deputado estadual Euclides Fernandes (PT), responsável por intermediar o pleito junto ao Governo do Estado, celebrou o avanço da obra.ua A instalação de sistema de abastecimento de água foi pedida ao governador Rui Costa pelo deputado Euclides Fernandes e posteriormente executada na gestão Jerônimo Rodrigues.

Fernandes também destacou a importância do novo marco legal do saneamento básico (Lei nº 14.026/2020), que estabelece diretrizes nacionais para ampliar o acesso à água e ao esgotamento sanitário em todo o país.

Para os municípios atendidos, o sistema representa não apenas um avanço na infraestrutura hídrica, mas também um impulso para a saúde pública, o desenvolvimento social e a economia local. (Jequié News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário