Cursos de Medicina da UFBA e UESB únicos da Bahia que tiveram nota máxima no Enade
Foto: Reprodução
Avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), apontam que das 35 instituições que oferecem o curso de Medicina na Bahia, doze possuem nota 3, outras cinco nota 2, e apenas duas têm 5, a nota máxima.
Em toda a Bahia, das 35 instituições que possuem o curso, apenas duas tiveram nota máxima no Enade 2023, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ambas com nota 5. Já entre as seis com nota 4, cinco são de instituições públicas; cerca de 17 outras instituições, quase 50% do total, possuem notas entre 2, consideradas insatisfatórias e 3, consideradas regulares pelo MEC. É possível que esse número seja maior, já que outras dez faculdades não estão com notas disponíveis no MEC.
Para garantir um nível mínimo na formação desses futuros médicos, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na última terça-feira (19), que o Ministério da Educação (MEC) passará a aplicar, já a partir deste ano, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e instituições com notas baixas podem ser punidas, com limitação no número de novos alunos ou ter o ingresso de novos estudantes suspenso, entre outras medidas.
“Entendemos que essa decisão, ainda que positiva, é muito tardia, já que nos últimos anos houve um crescimento desordenado de faculdades de medicina. Muitas dessas faculdades sem professores médicos, com profissionais de outras áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, e isso gerou uma queda imensa na qualidade da assistência à saúde da nossa população”, afirmou o diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Hélio Braga.
Impedimento de ampliação de vagas; suspensão de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); suspensão da participação do curso no Programa Universidade para Todos (Prouni); suspensão da participação do curso em outros programas federais de acesso ao ensino superior; redução de vagas para ingresso (cursos nota 2); e suspensão de ingresso de novos estudantes (cursos nota 1) são as possíveis punições para instituições com notas baixas. (Jequié Repórter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário