Agências dos Correios de várias cidades do país,
começam nesta sexta-feira (30) a atender os aposentados e pensionistas vítimas
de descontos irregulares no INSS. A medida foi adotada para atender o público
que não consegue ter acesso pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao
todo, 4.730 agências foram habilitadas em todo o país. Na Bahia são 325
agências, entre as quais está incluída a de Jequié.
Para saber qual a agência mais próxima, acesse o link com a lista completa de unidades participantes.
Também é possível conferir a lista das agências no site dos Correios, e
pela central telefônica 135. Os atendentes passaram por treinamento para
garantir o suporte aos aposentados.
O que levar para ser atendido?
- Apenas um documento de
identificação oficial.
- Não precisa levar extrato,
contracheque ou comprovante de inscrição.
Quem não pode comparecer?
- Se o beneficiário estiver
impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser
realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração
autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem
possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
- O atendimento presencial
será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados
dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das
informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e
pensionistas poderão:
- Consultar se foi feito
algum desconto no benefício;
- Requerer a contestação de
descontos não autorizados;
- Reconhecer a autorização
de algum desconto;
- Consultar sobre resultado
da contestação (15 dias úteis após a entrada);
- Analisar e contestar a
documentação apresentada pela associação; e
- Imprimir o protocolo, com
orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.
Todo o atendimento será gratuito, feito por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. (Jequié Repórter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário