As mudanças recentes no policiamento ostensivo e investigativo no município de Jequié, como mudança no comando do 19º Batalhão de Polícia Militar e designação de um delegado para investigação dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), em especial Homicídios e Tentativas de homicídios dolosos, tem afetado a integridade das facções criminosas e a criminalidade tem dado uma trégua; um exemplo disso é que a cidade já não registra ocorrências desta modalidade ha 30 dias.
A marca é histórica, pois desde 2022 o município não atingiu um período de paz como este e segundo dados coletados pelo jornalista Mateus Oliver no sistema da SSP-BA, aponta uma redução significativa nos números, outrora que no comparativo de período entre os meses de Janeiro a Abril dos últimos 03 anos, Jequié registrou 57 homicídios dolosos em 2021; 54 em 2022; 54 em 2023 e 53 em 2024.
2025 começou violento, registrando 16 homicídios em Janeiro; 03 em fevereiro; 4 em março; sendo o último em 21 de Março e já em mais da metade do mês de Abril a cidade não tem registro de crimes desta natureza.
A polícia civil através do setor de Homicídios comandado pelo delegado Dr. Aleff Augusto, já acumula 21 procedimentos Investigativos Registrados; sendo que em 15 deles a autoria já fora indicada; 16 Pedidos de Prisão/Apreensão de Adolescente; 20 Pedidos de Medidas Cautelares; 11 Cumprimentos de Prisões/Apreensão de Adolescente; 02 criminosos foram mortos em confronto com a polícia e 03 estão foragidos, além de 06 Mortes por Intervenção de Agente do Estado.
Até o dia 21 de Abril o Núcleo somou 27 registros de Homicídios; 08 Tentativas; 07 prisões em flagrante; 02 lesões corporais e 03 mortes ainda não esclarecidas somando um total de 53 ocorrências atendidas.
O município tem o policiamento ostensivo sob comando do Ten. Coronel Ribeiro, que assumiu a tropa do 19º BPM desde meados de Março do corrente ano; já a Polícia Investigativa caminha sob direção do Delegado regional, Dr. Roberto Leal.
As forças policiais tem contado com a parceria da população, em denúncias anônimas que tem culminado no avanço de investigações e até mesmo na prisão de elementos de grande importância para o crime organizado e também retirada de armas e drogas. (Jequié News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário