Um duplo lançamento literário de autores ipiauenses acontece na noite desta quarta-feira, 11 de dezembro, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú. Os livros “MARICÉLIA SANTOS SOUZA: Um Exemplo de Fé”, de Leone Silva Santos, e a “VIÚVA”, de Roberto Martins , trazem como personagens centrais duas mulheres que tronaram-se exemplo de dignidade e amor ao próximo.
A história da técnica em enfermagem Maricélia Santos Souza, líder do movimento de oração “Desperta Débora”, contada por seu irmão Leone Silva Santos, é relevante nos contextos literário e espiritual, trazendo um testemunho poderoso a respeito do impacto da fé na vida pessoal e também na comunidade que a circunda e apóia. Neste livro o leitor ficará sabendo do movimento Desperta Débora, seu inicio em Ipiaú, assim como da sua estreita relação com a vida de Maricélia.
A VIÚVA, livro de Roberto Martins, também traz uma história real, romanceada e tendo como cenário as cidades de Ipiaú, quando Rio Novo, e Jequié, dentre outras localidades baianas, em época conturbada, princípios do século XX, mas se expandindo, até pelo exterior. A ficção diz respeito ao nome dos personagens e à necessidade de dar sabor à história, que é narrada por Sobreira, integrante de um grupo, já em tempo recente, que preferia uma tertúlia literária às noites frente às redes sociais.
CLAVINOTEIROS
Ao tempo em que lança a viúva, Roberto Martins também apresenta para o público de Ipiaú outro livro da sua lavra: OS CLAVINOTEIROS DE BELMONTE – Uma História dos Cangaceiros do Cacau -. Trata-se de um romance histórico que relata o fenômeno dos cangaceiros do cacau os quais tinham no Município de Belmonte sua principal base de atuação. Sua ação foi registrada por Machado de Assis no conto “A canção dos piratas” de 1894, fonte de inspiração do autor.
*Por José Américo Castro (Giro Ipiaú)
Nenhum comentário:
Postar um comentário