"A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade". - Louis Pasteur.
O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Responsáveis por cuidar da saúde dos animais, os médicos veterinários são profissionais de extrema importância para a sociedade. Essa profissão é antiga, pois existem registros de sua existência há milênios, aproximadamente 4000 a.C. É chamada de Medicina Veterinária “Ars Veterinaria“, a arte de entender a vida pela natureza animal, a visão preventivista, a busca do diagnóstico, das soluções e do tratamento de doenças dos animais domésticos e por consequência, na preservação na saúde dos seres humanos. O exercício da “ars veterinária” confunde-se com os primórdios da civilização humana e sua antiguidade dos animais.
Tantos anos já se passaram, e, ainda hoje, a importância dessa profissão e dos seus profissionais não é bem conhecida nem compreendida em sua totalidade. Grande parcela da população ainda reconhece os médicos veterinários apenas como os “médicos dos animais”, “médicos dos bichinhos”, haja vista que, sempre que um médico veterinário se apresenta como tal, imediatamente surgem as perguntas: “Onde fica sua clínica?” ou “sabe, eu tenho um cachorrinho, e ele…… o que você acha que ele tem?” e perguntas outras semelhantes. Na verdade, a clínica médica/ cirúrgica de animais é hoje uma das inúmeras atribuições que este profissional possui e sem dúvida, uma das mais importantes por estabelecer uma agradável
empatia com a sociedade e ser uma atividade sanitarista, tal o valor que o animal de companhia adquiriu dentro da família.
Mas, a medicina veterinária vai muito mais além, sobretudo quando se refere à saúde da humanidade. De fato, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, 2017) o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o quarto lugar em população total de animais de estimação. Mas em sentido amplo, poder-se-ia dizer que o médico veterinário está a serviço da sociedade, contribuindo com a conservação e melhoria da qualidade de vida do homem, e respeitando e protegendo a natureza, pois, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana, contribuindo decididamente para diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos (as chamadas zoonoses).
Dessa forma, avançamos em todos os sentidos. Possibilitamos aos animais maior qualidade de vida, longevidade, acompanhamento clínico digno, alimento de qualidade e avanços tecnológicos. Através de todo esse conhecimento, chega à sua casa produtos de origem e qualidade que tem o nosso olhar, desde a produção dos animais, nascimento, criação e reprodução, na vigilância da qualidade dos produtos originados desses animais, nas matrizes fabris, que levam a nossa casa carne, ovos, leite, queijo, mel e tantos alimentos. E mais, estamos nos supermercados, garantindo essa qualidade, nos frigoríficos e nas vigilâncias estaduais e municipais, cuidando para que todo local que comercialize qualquer produto de origem animal o faça com rigor e qualidade para resguardar a saúde da população.
À vista disso, com o propósito de preservar cada vez mais a saúde da humanidade, a medicina veterinária sentiu-se na obrigação de acompanhar todo o processo. Assim, em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS), conhecendo a necessidade de se conciliar, definitivamente, os inseparáveis preceitos da saúde humana com a saúde dos animais, recomendou a criação de uma seção de saúde veterinária, que foi estabelecida em 1949 - a Saúde Pública Veterinária. Afora isso, desde 1998, a Medicina Veterinária foi incluída entre as profissões responsáveis pela área de
saúde, apesar de a sociedade ainda não reconhecer esse seu papel fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida humana, assim como a sua participação na promoção da produção sustentável, visando à saúde ambiental. É uma incumbência que ainda temos que avançar muito até alcançar o pleno reconhecimento e valorização por parte da sociedade.
Essa interdisciplinaridade da Medicina Veterinária tem sido reforçada desde 2011, quando os médicos veterinários passaram a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à Saúde m vários municípios brasileiros. Pensando na atuação indispensável do médico veterinário na saúde humana, animal e ambiental, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) adotou a Saúde Única como mote de sua campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015 para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário.
Outro aspecto interessante, é que, nos tempos atuais, a medicina veterinária tem tido participação efetiva no campo da saúde pública, estabelecendo a profilaxia das doenças de animais passíveis de atingir o homem (zoonoses), pondo a salvo a saúde pública, que não é tarefa fácil. Além disso, uma iniciativa de Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais. A união indissociável entre a saúde humana, animal e ambiental torna fundamental uma ação integrada entre as áreas de saúde para prevenir doenças. Essa interdependência é chamada de Saúde Única.
Por fim, na qualidade de presidente da Associação de Médicos Veterinários de Jequié - AMVEJ, gostaria de congratular-me e agradecer a todos os médicos veterinários do município de Jequié e região, pela dedicação e responsabilidade aplicadas a saúde dos animais e da sociedade. Finalizo, dizendo:
“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.” Victor Hugo.
Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB - Oscar Vitorino Moreira Mendes Presidente da Associação de Médicos Veterinários de Jequié – AMVEJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário