segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Após nota pública presidente da Frente Brasil da Esperança explica em entrevista definições estabelecidas em Jequié

Celso Argolo deu explicações sobre o processo

 

Em entrevista ao jornalista Wilson Novaes, no programa ‘Primeira Página’, da Rádio Povo FM, na manhã desta segunda-feira (5), o presidente da Comissão Provisória Municipal de Jequié (CPM) – Federação Brasil da Esperança (FE), Aldemir Celso Argolo, deu explicações acerca de nota pública divulgada, em explicação subsequente, à convenção municipal, realizada no último dia 3 de agosto,  para deliberar sobre as candidaturas majoritárias (prefeito e vice-prefeito), e a composição da chapa de vereadores e vereadoras, apresentada pelos três partidos que compõem a FE – no município de  Jequié.

De acordo com a explicação, na composição da chapa proporcional houve consenso, sendo apresentada chapa completa com 20 candidatos, sendo: PV com 8 candidatas/os (3 mulheres e 5 homens); PT com 10 candidatas/os (3 mulheres e 7 homens) e PCdoB com 2 candidatas/os (1 mulher e 1 homem), atendendo assim a exigência legal da cota de gêneros, por partido e consequentemente pela Federação.

Em relação a majoritária Celso Argolo revelou que não houve consenso, “uma vez que o PV manteve sua posição de apoiar o atual gestor municipal  enquanto o PCdoB e o PT se posicionaram pela coligação com o PSD”. Segundo ele, nesta situação “quem decide é a instância superior que no caso é a Comissão Provisória Estadual (CE) e homologada pela Comissão Executiva Nacional (CN)”.

Enfatiza a nota pública que, “A Comissão Provisória Municipal da Federação Brasil da Esperança – Jequié (PT, PCdoB e PV), encaminhará a decisão da CE que é a instância superior que estamos subordinados, encarregada de decidir sobre questões que não forem consenso nas Comissões Provisórias Municipais, como está ocorrendo em Jequié. Esta situação está prevista no Art. 16, parágrafo primeiro do Estatuto da Federação, devidamente registrado no TSE. O Estatuto, como todos sabem é o instrumento que disciplina o funcionamento de qualquer entidade, estabelecendo deveres, obrigações, sanções para aqueles que contrariarem os Estatuto, Resoluções e atos, e define também as instâncias de decisões, logo a CE já emitiu uma Resolução, homologada pela CN, determinando a coligação da Federação de Jequié com o PSD, que tem Alexandre Iossef (PSD) como candidato a prefeito, podendo indicar o vice, que no caso é Reges Silva (PT). Portanto, está pacificado o encaminhamento majoritário pela Resolução da CE. Os encaminhamentos e procedimentos dessa presidência estão de acordo com o Estatuto e Resoluções das instâncias superiores, razão pela qual não há nenhuma ilegalidade. Estamos realizando os encaminhamentos, respeitando todos os parâmetros que garanta a segurança jurídica de todos os atos dessa Comissão Municipal da Federação Brasil da Esperança”.(Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário