O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou na segunda-feira, 19, os dados atualizados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), relativos ao registro de vagas formais criadas até julho de 2024 em todo o Brasil. De acordo com o levantamento, o município de Jequié desponta entre os que tiveram saldo positivo na geração de empregos, apresentando 4.477 admissões e um saldo de 603 novas contratações com carteira assinada até o período aferido.
Os números apresentados pelo governo federal colocam o município no 6º lugar na geração de empregos no estado, ficando atrás somente de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Barreiras. Ainda, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as cidades de Santo Antônio de Jesus e Lauro de Freitas tiveram saldo negativo. Em 2023, os setores responsáveis pelo maior volume de contratações do ano foram Comércio e de Serviços. Até este mês de julho, o monitoramento oficial destacou o crescimento no número de emprego em três atividades econômicas, em ordem decrescente: Comércio, Construção e Indústria que, juntas, totalizaram as 603 vagas formais e com carteira assinada.
O levantamento é feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego a partir dos dados sobre os empregos formais sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). “Esses dados são um recorte da dinâmica do atual mercado de trabalho jequieense e apontam para áreas que continuam a expandir, graças ao trabalho executado pelo prefeito, Zé Cocá, que vem consolidando o município como polo regional em diversos setores, possibilitando a atração de novos empreendimentos e na constituição de um ambiente favorável para a criação de novos postos de trabalho.”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão. “Esse levantamento é importante porque mostra que Jequié segue avançando. São dados consistentes e que ainda não representa todo o ano de 2024 e apenas as novas vagas até o mês de julho, indicando um sinal crescente de novas oportunidades no mercado de trabalho formal, para os jequieenses.
Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, as novas vagas criadas foram distribuídas em três grandes grupamentos econômicos, com destaque ao Comércio, Construção e Indústria. Desejamos e, com fé em Deus, teremos muito mais desenvolvimento, emprego e renda para a nossa gente, como resultado dos nossos esforços na melhoria da infraestrutura urbana, nos investimentos que vêm sendo feitos pela Prefeitura, nas áreas da Educação, Saúde e Social.”, ressaltou o prefeito de Jequié, Zé Cocá. Confira a atualização dos dados do Novo Caged no link: (Jequié News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário