A Largo Vanádio Maracás produz um dos metais essenciais para a transição energética, rumo a um futuro de baixo carbono: o vanádio, que pode ser chamado de “metal verde” por conta dos benefícios em torno da sustentabilidade que oferece. Em consonância com as boas práticas globais, a Largo tem se destacado também pelo seu compromisso com a sustentabilidade junto às comunidades locais. Somente em 2023, foram investidos mais de R$7 milhões em ações para o meio ambiente que se somam a outras iniciativas tomadas ao longo de dez anos de operação.
Um dos destaques é o plano de manejo da nascente do Rio Jiquiriçá, uma das mais importantes fontes naturais de água da região, que foi desenvolvido com a participação da população local por meio de oficinas realizadas em 2022 e 2023. Em uma outra ação importante para a comunidade, a Largo articulou a requalificação do Parque dos Eucaliptos e promoveu outros projetos de educação ambiental feitos para e com a população do município de Maracás e região.
O compromisso da Largo para garantir a proteção do meio ambiente foi reconhecido com o prêmio internacional “Silver Medal 2021 Ecovadis Sustantability Racing” e o Selo Ouro concedido em 2023, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Inventário GEE 2021 e 2022. “Sustentabilidade, desempenho socioambiental e a preocupação com as pessoas e a comunidade local são partes fundamentais do que somos. A Largo se orgulha dessas ações e segue em busca de incentivar e propor novas tecnologias e boas práticas para a preservação do meio ambiente “, explica o gerente geral de sustentabilidade, Tiago Mauriz.
Renovação – No final de 2023, a empresa firmou um acordo no 1º Fórum Sustentável de Cooperação, uma plataforma que promoveu sensibilização para a sustentabilidade ambiental, compartilhamento de melhores práticas e o estabelecimento de compromissos concretos, sinalizando um passo significativo para a sustentabilidade ambiental nas operações da Largo Vanádio de Maracás.
Entre as iniciativas a serem adotadas estão a aquisição e implantação de kits de mitigação em pontos estratégicos para o controle de derramamento de óleos, e disponibilização de ônibus para o transporte dos colaboradores, reduzindo o deslocamento de vários veículos em trocas de turno. (Jequié Repórter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário