O deputado Euclides Fernandes (PT) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana, por meio de indicação protocolada na Casa Legislativa, a criação de um núcleo de atenção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município de Jequié, para atender as demandas e necessidades dos territórios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá.
No documento, o petista destacou o aumento de diagnósticos de pessoas com TEA e os desafios enfrentados por elas na sociedade, “devido às suas necessidades específicas de comunicação, interação social e comportamental, muitas vezes, podendo encontrar dificuldades em compreender e serem compreendidas por outras pessoas, o que pode levar a situações de isolamento e exclusão social”, explicou.
Para o deputado, a criação do núcleo requerido - que deverá proporcionar suporte especializado, diagnóstico precoce, intervenções terapêuticas, orientação para as famílias e capacitação de profissionais da saúde e educação -, é crucial para atender às necessidades específicas do segmento na região.
“O equipamento poderá promover a sensibilização da comunidade sobre o assunto, contribuindo para a inclusão social e a compreensão das necessidades individuais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ajudando a melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas com autismo”, defendeu. (Marcos Cangussu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário