Durante o último período chuvoso, 2022/2023, ocorreram vazões que permitiram um armazenamento máximo para o Reservatório de Pedra igual a 93,31% do V.U, em 25/12/2022. O referido reservatório encontra-se, na data de 05/11/2023, na seguinte situação: Volume Útil de 43,10%, Afluência de 0 m³/s, Defluência total de 8 m³/s.
A prática de defluências mais elevadas, durante o período úmido, caracteriza-se como procedimento normal e costuma ocorrer em função da pluviometria registrada na região e do nível de armazenamento do reservatório. Vale destacar o procedimento adotado pela Eletrobras Chesf de apenas praticar aumento dos valores de descargas de modo gradual, de acordo com as regras operativas pré-estabelecidas, precedido de aviso com a possível antecedência para a adoção das providências cabíveis pelas entidades atuantes na região, visando minimizar seus impactos sobre a população que adentra na calha do rio, seja na zona rural, com culturas de vazante, seja nas cidades, com barracas, bares, habitações diversas e até mesmo construções mais elaboradas, como também sobre as atividades produtivas desenvolvidas na área dos reservatórios.
Desta forma, em caráter preventivo e com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, caso venha a ser necessária, durante o período úmido que ora se inicia, ressaltamos a importância e necessidade da adoção de medidas por parte das entidades envolvidas, em cumprimento ao seu papel institucional, inclusive com relação à conscientização da população de que o controle de cheias exercido pelo reservatório é limitado, devendo, portanto, ser fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. Esclarece ainda em nota a Eletrobras Chesf, que o envio de informações sobre as alterações da vazão da Usina da Pedra, no Rio de Contas, através de mensagem SMS orientando as pessoas que desejam receber as informações, que enviem SMS com a palavra PEDRA para 27569. possibilidade de ocorrência de chuvas e consequentemente aumento das vazões.(Jequié Repórter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário